Header Ads

  • Últimas

    Conheçam as Barragens que se rompidas vão atingir Santa Luzia


    Após as tragédias de Mariana e Brumadinho, muito tem se falado do rompimento de barragens na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Santa Luzia não está longe deste Risco e as Barragens Capitão do Mato e Dique B, se rompidas, podem alcançar a nossa cidade e causar danos.

    O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendou à Vale a adoção de medidas emergenciais para a preservação dos bens culturais existentes nas áreas atingidas por uma possível ruptura das estruturas das barragens. Segundo o MP, devem ser protegidos os patrimônios situados nas redondezas das barragens Vargem Grande, Capitão do Mato e Dique B (em Nova Lima), Laranjeiras (em São Gonçalo do Rio Abaixo), Menezes II (em Brumadinho), Taquaras (em São Sebastião das Águas Claras) e Forquilha I, II e III (em Ouro Preto). A medida não tem caráter coercitivo, isto é, a mineradora não é obrigada a acatá-la.

    Destas, três podem atingir diretamente a cidade de Santa Luzia: As Barragens de Capitão do Mato e Dique B em Nova Lima e a de Forquilha I,II e III. Nas Duas Primeiras, a lama atingiria uma área de 87 Km. Já a última o raio é maior e chegaria a uma área de 210 km atingindo Santa Luzia. 

    Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a possibilidade de rompimento na barragem de Brumadinho (do feijão), segundo a própria Vale, era de 0,02%. Em comparação com as demais na Alarp Zone (Zona de atenção), essa estrutura era a que a tinha o menor risco. Nas três barragens de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o risco é de 0,1%. 

    A Barragem de capitão do Mato possui um volume de 2 milhões de metros cúbicos de rejeitos, já a Barragem Dique B possuiu 333 mil m³. As barragens de Forquilha possuem 1(26 milhões de m³), 2 (24 milhões de m³) e 3 (18,2 mil m³) respectivamente. Para título de comparação, a Barragem do feijão que vitimou até o momento mais de 166 pessoas, possuía volume de 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos, metade da barragem de capitão do Mato.

    Confira abaixo vídeo que fizemos informando do risco das Barragens da Região Metropolitana de BH:


    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Post Bottom Ad

    Rádio Vitrine Santa Luzia