Header Ads

  • Últimas

    Santa Luzia pode decretar situação de emergência após ingerência da gestão Pública durante as chuvas



    A Prefeitura de Santa Luzia pode decretar situação de emergência após não fazer o dever de casa que era prevenir para as fortes chuvas que castigam a cidade desde o dia 24. De Acordo com o Vice Prefeito, pastor Sérgio (Afinal o Prefeito está de Férias), mais da metade da cidade a prefeitura não consegue dar suporte através da Defesa Civil. 

    A Situação é tão preocupante, que além de não ter pessoal para atender as vítimas da chuva, o executivo teve de deslocar equipes que deveriam estar nas ruas da cidade, para limpar o primeiro andar da Sede da Prefeitura, que ficou completamente inundado pelas águas da Chuva no sábado 29.


    As Imagens chegam a chocar o mais esclarecido espectador. O prédio é vitima constante de alagamentos, porém é a primeira vez que se perdeu documentos e houve tantos prejuízos como no dia de ontem.


    Além da Sede da Prefeitura, a Farmácia do Hospital Municipal também foi invadida pelas águas. Caso os medicamentos tenham sido atingidos, devem ser descartados, agravando ainda mais a situação da saúde em Santa Luzia


    SATISFAÇÃO SOMENTE APÓS 4 DIAS 


    Quatro dias após a tragédia que vitimou um morador de Rua, o Vice Prefeito se pronunciou e 6 dias depois o Prefeito divulgou Live lamentando os ocorridos. Apesar da demora, da folga da Defesa Civil no dia de Natal, da incapacidade de reconhecer seus erros, o Executivo não perdeu a péssima mania de publicitar seus atos. Em sua Página oficial, a Assessoria de comunicação da Prefeitura divulgava a assistência tardia como um projeto de Governo, como ação efetiva de trabalho e não uma forma de remediar a cagada feita pela própria gestão.


    Em entrevista à Rádio Itatiaia, o Vice, admitiu que não houve planejamento da Defesa Civil Municipal para enfrentar as chuvas dos últimos dias. Na Página da Prefeitura, o órgão admitiu possuir equipamento de última geração capaz de prever com antecipação de 5 dias o volume de chuvas que atingiram a cidade. Segundo o Executivo, apenas duas equipes estavam de plantão no dia 25 e segundo apuramos, não havia plantão no dia 24, ou se havia, não atuou.
    Pastor Sérgio afirmou durante a entrevista que o Canal do Cristina é Monitorado 24 Horas por dia, porém tanto no dia 24,25, 27 e 29 (dias de chuva) nossa equipe não encontrou a equipe da Defesa Civil no local. Ainda segundo ele, as únicas medidas de prevenção foram Blitz Educativas em algumas escolas da cidade. Apenas no dia 26, a Defesa Civil emitiu alerta de risco Geológico para a cidade, algo que havia sido feito por BH uma semana antes.


    Segundo dados da Defesa Civil Municipal, o órgão recebeu, até o momento, 65 chamados de ocorrências de deslizamento e inundação. Segundo leitores do Vitrine, as ligações não eram atendidas. Segundo a Página da Prefeitura, a Defesa Civil tem feito "Triagem" e atendido somente casos de urgências. Luzienses discordam e afirmam que ligação alguma é atendida pelo telefone do órgão. Telefone aliás, que só foi divulgado depois do início do período de chuvas e da notificação da primeira morte.

    Para Demonstrar que tem feito alguma coisa e esconder da população a atual situação de abandono, o Vice escalou a imprensa de Belo Horizonte para acompanhar ações em áreas mapeadas. Os canais locais, que conhecem a real situação, não foram chamados.

    O Prefeito de Santa Luzia Passa um período de "Férias" no Rio Grande do Sul (Onde mora o filho). Curiosamente o chefe do executivo se manifestou apenas 6 dias depois do início dos incidentes, dizendo-se "chocado" com a situação.

    Há de se frisar, que pela Lei orgânica Municipal, Christiano Xavier, não goza do direito de férias e só pode se ausentar da Prefeitura para compromissos oficiais ou com autorização expressa da Câmara Municipal, assinada pelos vereadores. No caso, não é  nem uma, nem outra situação. O Prefeito ainda pode sofrer sanções administrativas por se ausentar por tanto tempo do cargo, inclusive sofrer um processo de afastamento.


    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine