Header Ads

  • Últimas

    Prefeitura contrata empresa sem experiência e opta por pagar mais caro pela Limpeza Urbana em Santa Luzia


    Segundo artigo divulgado no Informativo Santa Luzia já na última quinta-feira 04, a empresa Sinarco, de João Pinheiro, quase divisa com Goiás, é a nova contratada para substituir a Sobrado na coleta de resíduos sólidos de Santa Luzia.

    Premiada com a dispensa de licitação por meio de um processo emergencial, a Sinarco tem em suas qualificações mais de 15 atendimentos de prestação de serviços, e um genérico "coleta de resíduos não perigosos". Trata-se de um processo de contratação totalmente repreendido pelo então candidato Christiano Xavier, hoje prefeito municipal.

    A alegação de que há irregularidades na adesão de ata e suspeitas de outros ilícitos no contrato da Sobrado fazem o bojo das justificativas para a troca. No entanto, a prática emergencial é bem pior para os cofres públicos do que a adesão de ata.


    Explicando um pouco melhor: a adesão de ata é a modalidade de contratação na qual uma prefeitura, por exemplo "adere" a uma licitação anteriormente feita em outro órgão público. Ou seja, o preço já foi auditado por um processo legal e acompanhado pelo público. Já a dispensa emergencial permite ao gestor contratar qualquer uma empresa, já que se trata de serviço público essencial e não pode ser interrompido.

    O cálculo rasteiro mostra que o custo da coleta ficará em R$ 1.333,00 por tonelada. Hoje, a empresa Sobrado cobra R$ 1.200,00 a tonelada, e no valor está incluso coleta, aterro, entulho e limpeza de córrego. No novo modelo, a prefeitura deverá arcar com a dispensa do lixo em Sabará, além de ter de contratar a mesma empresa para os outros serviços restantes.

    Confira abaixo o artigo original. Aqui você confere o comunicado de dispensa. Aqui o site da Sinarco.

     

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine