Header Ads

  • Últimas

    Após acidente com vítimas, Vereador Propõe aumento de frota de Vans Escolares em Santa Luzia


    Um artigo em um jornal local chamou a minha atenção nas últimas semanas. Segundo a nota, provavelmente patrocinada (já que trata de um informativo de mandato), informa que o Vereador Balú 'Silmário Gonçalvez Eleotério', (presidente da comissão de Segurança Pública e combate às Drogas e vice presidente da comissão de Transportes), enviou à Cãmara uma indicação pedindo o aumento da Frata de Vans Escolares no Município de Santa Luzia. O Argumento do Vereador (que é vice presidente da comissão de transportes) é que a frota de vans "licenciadas" não consegue suprir a demanda. Curiosamente a indicação foi aprovada por 15 dos 17 vereadores, sem ressalvas e segue para a sanção do executivo.

    O grande Problema da indicação do Vereador é a falta de fiscalização no setor. Como Vice Presidente da Comissão de Transportes, o parlamentar Luziense deveria saber que antes de sugerir aumentar a frota ou conceder novas licensas, que os veículos que circulam pela cidade deveriam ser vistoriados, afinal, já noticiamos aqui no blog vários flagrantes de Vans sem condições de Circular.


    Em uma visita rápida às escolas da cidade, flagramos várias vans paradas na porta durante o horário de saída de alunos. Ao nos deparar com algumas delas, percebemos a falta de equipamentos básicos como cintos de Segurança. Algumas das vans estavam com pneus carecas, as que tinham cintos ou estavam escondidos ou em más condições. Flagramos vans super lotadas com mais de um aluno em um mesmo assento, Vans sem identificação e até em péssimas condições de circulação. Várias delas não possuíam o selo de fiscalização emitido pela Prefeitura, o que é indicativo de que não foram vistoriadas.


    Além de Vans, flagramos veículos Fiat Doblô (em sua maioria) utilizados por particulares para o transporte irregular (Comercial) de crianças. Além do risco e por não possuírem seguro (que cobrem despesas em caso de acidentes), muitos também não utilizavam cintos de segurança.


    Em maio Noticiamos aqui no Blog, um acidente envolvendo uma van (que haviamos alertado sobre as más condições de circulação) onde houve 8 vítimas (Todas crianças). As Péssimas condições do veículo fizeram com que o condutor perdesse o controle da direção, fazendo com que o veículo capotasse. Bizarramente, os pais foram quem socorreram as crianças e tempos depois as crianças voltaram a circular no mesmo veículo e com os mesmos condutores. Felizmente não houveram vítimas fatais.

    Em Junho desta ano noticiamos um grave acidente onde uma criança foi atropelada em frente à uma escola Municipal da cidade. Na época a imprudência de um motorista causou ferimentos graves na vítima.

    Diante de tantos flagrantes, um vereador em vez de pedir maior fiscalização do transporte escolar que há décadas atua sem profissionalização e muitas vezes na clandestinidade, Balú (vice presidente da comissão de transportes da Câmara Municipal) um político que deveria dar exemplo na fiscalização, além de não denunciar o transporte clandestino que atua em Santa Luzia, ainda sugere relaxar a Lei para concessão de mais veículos atuando na cidade. Se não há fiscalização e grande parte da frota (pode-se ver facilmente nas portas da escolas) atua de maneira precária, a sugestão de um projeto para ampliação de licenças soa como uma piada sem graça ou tremendo despreparo de alguém que deveria ser 'Expert' no assunto.


    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine