Header Ads

  • Últimas

    10 Anos da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia


    No dia 30 de junho de 2018, a Guarda Civil Municipal de Santa Luzia completou 10 anos de serviços prestados na área de segurança e ações sociais para os luzienses. 

    Durante uma década de existência, a corporação já passou várias fases, muitos comandos, secretários, tempos de carência e desesperança.


    Em 2008, quando foi criada, eram 70 integrantes, sendo 4 mulheres, que ingressaram através de concurso público. Mesmo com alguns servidores preterindo outras corporações e deixando a Guarda Civil Municipal, esta instituição seguiu sua trajetória e acompanhou a chegada da 2ª turma, empossada no ano de 2012, seriam mais 60 Guardas. Até esse período, um dos destaques da corporação foi o Projeto Cuca Legal, criado pelo GCM Magno, que versa sobre a Educação no Trânsito. O projeto ensina crianças e adolescentes a importância sobre as regras de trânsito de forma lúdica e pedagógica. O sucesso do projeto estendeu até outras cidades em que as Guardas Municipais puderam adaptar e implantar o Projeto na sua região. 


    Na questão legislativa, um marco para a Guarda de Santa Luzia, foi a Lei Federal de número 13.022, de 2014, reafirmado e especificando em suas competências e prerrogativas o poder de polícia ao Guarda Civil Municipal, atribuições como encaminhar os autores das infrações a delegacia, tornou-se uma realidade nas atividades laborativas das Guardas Municipais, dessa forma as Guardas incumbem-se dentro de outra realidade, desvinculando do caráter exclusivamente patrimonial de outrora e participando efetivamente com as demais forças de segurança pública na defesa da vida e integridade do munícipe.


    A possibilidade da Guarda de Santa Luzia atuar armada, torna-se uma realidade, principalmente após as Guardas de Belo Horizonte e Contagem, conseguirem o treinamento e armamento do seu efetivo de forma gradativa. A Lei Federal 13.022, também possibilitou o gerenciamento da Guarda pelo próprio servidor de carreira da instituição.


    Em 2017 iniciou o treinamento e o uso das Sparks, armas de menor potencial letal (armas de choque). Outro destaque que a Lei 13.022 oportunizou foi a criação da Corregedoria da Guarda ser composta por profissionais de carreira. De acordo com o Corregedor Geral Volpi. “A Corregedoria  é importante no sentido de que o Guarda por ser agente de segurança pública tem a obrigação  de agir  dentro do princípio da Legalidade. Ou seja, fazer aquilo que a lei determina desconsidera suas vontades  e questões pessoais, deve agir no poder, no dever da administração pública, cumprindo a Lei sendo que está visão gera segurança aos membros da corporação e a própria sociedade como um todo . Dessa forma, nenhum Guarda Civil incluindo os membros da Corregedoria iram atuar em desacordo  com o princípio da Imparcialidade cominado com o princípio da impessoalidade"
     

    Atualmente vários projetos sociais vem adquirindo notoriedade. A Campanha do Natal Solidário, capitaneada pelo GCM Edilson, chegou a 4ª edição. Mais de mil e quinhentas crianças foram beneficiadas ao longo desses 4 (quatro) anos.


    A Campanha do Cerol Corta Vidas, que surgiu em 2017, ganhou grande repercussão nas mídias sociais, através da intensificação da campanha pelo atual Comandante Silvestre e os GCM’s André e Edilson.


    Ao completar 10 anos de trabalhos prestados a população, o atual  Comandante, comentou os avanços da corporação em entrevistas pela imprensa e mídias sociais da cidade. “Atualmente a Guarda de Santa luzia possui um Sistema de Gerenciamento Policial, criado pelo GCM Cezário, informatizando Boletins de Ocorrência (BO) serviços de denúncia e outras atividades peculiares. A Patrulha Escolar, é um grupamento operacional que se destaca no trabalho preventivo na comunidade escolar. Assim como o Grupamento de Operações com Cães (GOC), que vem se capacitando e já fez apresentações em algumas escolas da cidade”.


    No mês de seu aniversário a Guarda recebeu honrosos depoimentos em sua página no Facebook como de vereadores, deputados, Comandantes das Guardas de Contagem (Sampaio) e de Betim (Anderson), crianças como as gêmeas, filhas do GCM Edson, Júlia e Bruna do canal figurinhas repetidas, além do Guarda Civil de São Paulo do canal Azul Marinho, Eliel Miranda e pessoas que já foram socorridas pelos guardas.


    A campanha de 10 anos da Guarda Civil Municipal alcançou números impressionantes nas redes sociais e culminou com uma confraternização em um sítio da cidade, ao som dos cantores Zé Maria e Nando, que abrilhantaram a festividade com o melhor do rock clássico e pop rock. 

    Disk 153 – Guarda Civil Municipal de Santa Luzia


















     

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Post Top Ad

    ads

    Post Bottom Ad

    Info Drive