Header Ads

  • Últimas

    BH tem noite mais fria do ano; em Minas, recorde foi de -1,6ºC


    O frio chegou forte a Minas neste domingo (20). Em Belo Horizonte, a mínima foi de 8,7ºC na manhã desta segunda-feira, na região da Pampulha, de acordo com informação do Instituto Tempo Clima PUC Minas. Em regiões mais elevadas da cidade, como o Belvedere, a sensação térmica foi de 5ºC. No Estado, a menor temperatura registrada foi em Monte Verde, no Sul de Minas, com 1,6ºC negativo.

    Esfriamento é forte em todo o país
    A forte e extensa massa de ar frio, de origem polar, que se espalhou sobre o Brasil neste fim de semana derrubou a temperatura no Sul, do Sudeste, no Centro-Oeste e também em Rondônia e no Acre, de acordo com informações do Climatempo. Na madrugada do domingo, as três capitais da região Sul e também Rio Branco, no Acre, registraram as menores temperaturas de 2018, até agora.

    Em Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia  de Meteorologia registrou um duplo recorde de frio no domingo: a madrugada e a tarde mais fria do ano até agora. A temperatura mínima foi de 6,5°C e a temperatura máxima foi de 15,7°C. O recorde anterior era para a mínima era de 11,8°C, no dia 18 de abril. O recorde anterior para a máxima era de 18,8°C, em 13 de fevereiro. Curitiba foi a segunda capital mais fria do Brasil neste domingo, perdendo para o recorde de 6°C de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

    Em Porto Alegre, a mínima foi de 9,8°C e igualou o recorde registrado na sexta-feira, 17 de maio. Mas a tarde do domingo também foi muito fria e a capital gaúcha bateu o recorde de menor temperatura máxima de 2018 pelo terceiro dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou máxima de 15,4°C no domingo, 16°C na tarde do sábado (19), e 16,8°C na tarde da sexta-feira (18).

    O domingo também foi com duplo recorde de frio em Florianópolis. A capital catarinense teve a madrugada e a tarde mais fria de 2018. A temperatura mínima neste domingo foi de 12,6°C e a máxima foi de 22°C. O recorde anterior para a mínima era de 15,2°C, no dia 13 de maio. O recorde anterior para a máxima era de 23,0°C, em 17 de abril.

    Em Rio Branco, o novo recorde de menor temperatura deste ano foi estabelecido com a temperatura mínima de 18,5°C, segundo o Inmet. O recorde anterior era 19,6°C, em 27 de março.

    Todos os recordes de temperatura mínima podem ser batidos ou igualados nesta segunda-feira, 21 de maio. Além da forte presença do ar frio de origem polar atua sobre o Brasil, a pouca ou ausência de nuvens durante a noite do domingo e madrugada da segunda-feira vai, segundo o Climatempo,  acelerar a perda de calor na atmosfera e contribuir para aumentar o resfriamento do ar. Há chance de recorde também em Porto Velho, em Cuiabá, Goiânia e em  Brasília. No Sudeste, a madrugada de 21 de maio pode ser a mais fria de 2018, até agora, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. São Paulo e Belo Horizonte devem amanhecer com menos de 10°C.

    Previsão para hoje
    Para hoje, a previsão é de que o frio continue em Belo Horizonte e em todas as regiões do Estado. A capital deverá ter temperatura variando entre mínima de 8ºC, com a máxima não passando de 24ºC. O tempo deverá ser bom, com uma paisagem típica de inverno: sol sem nuvens e também sem chuvas. A previsão e do Climatempo.

    A temperatura irá manter-se baixa em todas as regiões do Estado. Em Montes Claros, no Norte de Minas, onde o calor é constante, a mínima deverá ser de 16ºC e a máxima de 27ºC. Na região Leste do Estado, que é também caracterizada pelas altas temperatura, a mínima chegará a 14ºC hoje; a máxima prevista é de 28ºC.

    No Sul, Zona da Mata e Triângulo, o frio deverá ser mais intenso que no Norte e Leste do Estado. Uberlândia, no Triângulo deverá registrar hoje mínima de 8ºC e máxima de 22ºC; em Varginha, a mínima também deverá ser de 8ºC, mas a máxima não passará de 20ºC; Juiz de Fora deverá ter mínima de 10ºC e máxima de 21ºC.

    Fonte: BHAZ

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Post Top Ad

    ads

    Post Bottom Ad

    Info Drive