Header Ads

  • Breaking News

    ALERTA: BH tem surto da síndrome Mão-Pé-Boca (SMPB) entre crianças de até 5 anos


    Vírus assusta pais e mães da capital e causa febre e feridas nas crianças.

    A primeira fase escolar das crianças é geralmente marcada por gripes e outras viroses. Mas o que tem preocupado as famílias no momento é a Síndrome Mão-Pé-Boca (SMPB), que causa febre alta e feridas pelo corpo. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) informou a ocorrência de dois surtos da doença na capital neste ano, um já controlado, no Barreiro, e outro em curso, na região Noroeste.

    As Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) já foram notificadas pela secretaria sobre a doença, e algumas repassaram o alerta para os pais. A síndrome atinge principalmente crianças de até 5 anos.

    Segundo a SMSA, as unidades de saúde não são obrigadas a notificar os casos, portanto não há estatísticas consolidadas da doença. Mas a secretaria teve conhecimento de 35 crianças com o vírus neste ano, 20 a mais que em 2016, o que foi suficiente para caracterizar o surto.

    O número, no entanto, seria muito maior. Só em uma sala com 15 alunos de 2 a 3 anos na Umei Santa Amélia, na Pampulha, ao menos quatro crianças tiveram a doença. A unidade foi uma das que orientou os pais.

    A pediatra Cibele Cynara Bento Rocha disse que a prevenção depende de hábitos de higiene. “É importante lavar bem as mãos e também os objetos mandados para a escola”, alertou. As crianças com sintomas devem ser avaliadas por um médico e precisam ficar afastada das aulas até se recuperarem.

    Fonte: O Tempo

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad