Header Ads

  • Últimas

    'Balão' Gigante Cruza os céus de Santa Luzia e deixa muita gente Curiosa, veja o vídeo


    Uma Espécie de 'Balão' Gigante Cruzou os céus de Santa Luzia e de várias cidades da Região Metropolitana durante boa parte do Sábado (28). Vários de nossos leitores enviaram fotos do objeto que parecia ser parte de uma propaganda ou projeto de Marketing de Algum clube da Capital. 

    O mistério Foi esclarecido através da Nossa Leitora Andreza Sales que nos revelou que trata-se de um Balão Moderado (decorado com arte) tipo "Pião" que é utilizado para a prática de esporte. Não trata-se de Baloagem, afinal soltar balões (Tipo Pião) não é legal, já que o objeto utiliza material inflamável para voar e se manter no ar e sua queda, se não for controlada poderá causar muitos estragos (Através de um incêndio).


    O Modelo de Balão "pião" utilizado é de 36 metros com uma bandeira de 65X90 Metros. Alguns destes objetos são monitorados via GPS e caem após acabar o combustível que os alimenta. Torcemos para que o Balão visto por milhares de Luzienses e Moradores da RMBH não caia em uma região habitável e que não provoque um incêndio.

    Esporte Ilegal

    Apesar do Monitoramento pelo Corpo de Bombeiros, vários grupos de adeptos se organizam todos os anos em lugares altos da RMBH, para soltar balões.

    Em 1998, no entanto, o medo de acidentes com aviões, combinado com o crescente número de incêndios florestais atribuídos a balões, motivaram a aprovação de uma lei que torna a fabricação, o transporte e o lançamento deles um crime. De acordo com a legislação, a punição para os infratores pode chegar a até 5 anos de detenção. Desde então, os baloeiros vêm brincando de gato e rato com a polícia.

    No Youtube, Facebook , Twitter e principalmente no Whatsapp há vários grupos de adeptos do 'esporte' e que se organizam para saltar suas 'obras de arte' nos céus da capital.

    Segundo o Snea (Sindicato das Empresas Aéreas), as turmas de baloeiros soltam anualmente no Brasil cerca de 100 mil balões. Existem centenas de turmas na Grande BH e cada uma com cerca de 25 integrantes.

    Segundo o Snea, há relatos de balões de até 54 metros de altura, carregando cangalhas com fogos e painéis cujo peso total ultrapassa 200 quilos. A colisão com uma ave de três quilos é suficiente para derrubar um avião. O impacto de um balão de 20 quilos com uma aeronave a 150 nós de velocidade (cerca de 277 km/h), usual nas aproximações para pouso, seria da ordem de quatro toneladas. "Com o tráfego aéreo cada vez mais intenso, a probabilidade de acidentes é sempre maior", afirma o coordenador da comissão de segurança do Snea, comandante Ronaldo Jenkins. "Será que vamos esperar que haja uma catástrofe para tomar uma ação apropriada para nos livrar desse problema?", indaga Jenkins. "Na velocidade em que voamos, se nos depararmos com esses balões quando estamos atravessando uma nuvem teremos muito pouco tempo para reagir e sair do caminho."

    O que diz a Lei

    Crimes Ambientais – lei nº 9.605 – de 12-02-98
    Dispõe sobre as sanções penais e  administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.
    Art. 42 – Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
    Pena – detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
    Art. 56 – Produzir, processar, embalar, importar, exportar, comercializar, fornecer, transportar, armazenar, guardar, ter em depósito ou usar produto ou substância tóxica, perigosa ou nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou nos seus regulamentos:
    Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.

    Valor da Multa

    Um fabricante de balão deverá pagar R$ 1 mil por unidade apreendida em sua firma. Soltar esses balões que oferecem risco de incendiar áreas urbanas e matas, transportá-los ou vendê-los também terá a mesma punição.


    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine