Header Ads

  • Últimas

    Facebook muda algoritmo para priorizar postagens de amigos no Feed de Notícias


    A ordem e os tipos de conteúdo que você encontra no Facebook vão mudar. A companhia decidiu mexer outra vez nos algoritmos do Feed de Notícias para fazer com que as postagens que supostamente mais te interessam apareçam com prioridade.

    No comunicado oficial, o Facebook explica que a decisão de mudar o Feed de Notícias tem como base uma série de comentários e avaliações feitas por usuários sobre as publicações na rede social.

    O update será focado em três pontos. O primeiro visa melhorar a experiência dos usuários que não têm muitos contatos e, consequentemente, não encontram muitas postagens ao entrar no serviço. Uma das medidas para atender a esse público é o afrouxamento da regra que impede que duas ou mais publicações da mesma pessoa apareçam em sequência no Feed de Notícias.

    As pessoas que contam com muitos contatos são o segundo alvo. O Facebook percebeu que, por conta do elevado número de conexões, esses usuários têm dificuldades para acompanhar as novidades dos amigos. Com as mudanças algorítmicas, fotos, vídeos e atualizações de status dos contatos que mais interagem devem aparecer com uma frequência maior.

    Com o feedback obtido, o Facebook também notou que os usuários não gostam muito dos posts que aparecem apenas porque um contato curtiu ou comentou uma publicação. Esse tipo de postagem (exemplificada na imagem abaixo) continuará existindo, mas será menos frequente.

    Do ponto de vista do usuário comum, essas novidades devem ter impacto positivo. Mas há quem se preocupe, como os administradores de páginas: o Facebook admitiu que as mudanças podem diminuir (ainda mais) o alcance das publicações das fan pages.

    Para o Facebook em si, essa é uma estratégia deveras interessante. De um lado, a priorização de conteúdo criado por amigos ajuda a manter usuários por mais tempo na rede social. Do outro, o alcance reduzido das páginas serve de “estímulo” para que sites e marcas paguem para destacar conteúdo.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad

    Info Drive