Header Ads

  • Últimas

    Macacos com suspeita de Febre amarela são encontrados mortos na Divisa com Santa Luzia


    A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou, nesta quinta-feira (28), que dois macacos foram encontrados mortos no bairro Canaã, na Região de Venda Nova. 

    Uma equipe da regional da prefeitura foi até o local para recolher os corpos dos animais. 

    Os macacos mortos serão encaminhados para o laboratório de zoonoses e passarão por exames, inclusive para diagnosticar se eles foram infectados pela febre amarela.

    A secretaria informou que vai articular uma ação conjunta com a Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana, para executar as medidas de prevenção, como ações de bloqueio ao mosquito Aedes aegypti, em um raio de 200 metros de onde foram encontrados os primatas.

    Em 2017, 70 macacos encontrados mortos foram encaminhados para laboratório em Belo Horizonte. Destes, sete tiveram resultado positivo para febre amarela e oito permanecem sob análise.


    Por meio de nota, a secretaria reforçou que os macacos não transmitem a febre amarela. “Pelo contrário, os animais doentes ou mortos que são encontrados são um importante sinal para a vigilância de possíveis doenças”.

    Nenhum caso de febre amarela em humanos com transmissão em Belo Horizonte foi registrado.

    Parques fechados

    O Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi fechado pela segunda vez neste ano por causa de morte de macacos. A medida foi anunciada no fim de novembro após os corpos de três primatas terem sido encontrados no local.

    Por causa do estado em que estavam, foi possível realizar exames em apenas um deles, e o resultado foi positivo para febre amarela. Na época, ainda foi recomendada a interdição do mirante.

    Com a confirmação laboratorial no início de dezembro, a prefeitura decidiu também fechar o Parque da Serra do Curral.

    Fonte: G1
    Foto: Ilustrativa

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine