Header Ads

  • Últimas

    População não deve colocar fogo em folhas secas, incêndio é crime e dá cadeia!




    O outono/inverno, é caracterizado pela queda na temperatura e pelo amarelado das folhas das árvores. É nesta época que as árvores de sete copas, que garantem uma aconchegante sombra durante o dia, costumam dar dor de cabeça a toda a população. 

    A queda das folhas, geralmente em grande volume, causa muita sujeira e incomoda os moradores, que tentam fazer a limpeza e muitas vezes acabam fazendo de forma incorreta, com auxílio do fogo, quando o certo é varrer e juntá-las em sacos de lixo para serem coletados.

    Colocar fogo em lixo doméstico ou em folhas secas, além de ser uma situação de risco, é proibido por lei. Quem for pego cometendo este crime ambiental poder ser punido. O comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA), orienta para que a população tenha consciência e não queime as folhas e nem ateie fogo nos terrenos baldios. “As pessoas precisam ter consciência que após juntar o lixo, devem colocá-los em sacolas para que o pessoal da limpeza urbana possa fazer a coleta dos mesmos”, disse. Caso seja feita denúncia à PMA, o autor, sendo identificado, irá responder pelo crime ambiental e será punido. De acordo com o major, existem três formas de punição, mas o mais utilizado é através da multa administrativa, baseada na lei estadual nº. 90, decreto nº. 4.625, do Instituto de Meio Ambiente.

    Para que não haja reincidência, recomendação do Ministério Público Estadual orienta a PMA a punir os incendiários através da contravenção penal, com pena de prisão que varia de três meses a um ano de detenção, e multa que varia de um a mil UFERMS. Atualmente uma Uferms custa R$ 13,95. “Estaremos punindo dessa maneira para que não haja reincidência em outro crime. A PMA poderá encaminhar a pessoa até a Delegacia de Polícia Civil, só que ao invés de usar a lei 90, será usado o artigo 26 letra E, que especifica a queimada de qualquer natureza, seja em qualquer tipo de vegetação como, por exemplo, as folhas de sete copas”, ressaltou o major.

    É importante que toda a população esteja consciente que as queimadas são prejudiciais à saúde e que agridem o meio ambiente. A principal forma de contribuir com a natureza é juntando o lixo para o caminhão de coleta.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine