Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Literatura de Cordel: contos em vídeo para seu pequeno se divertir




Nós somos apaixonados por tudo que envolve o mundo da literatura e estamos sempre vasculhando e descobrindo mais e mais sobre os diversos gêneros literários!  Como já falamos aqui no Blog, por meio dos livros, os pequenos podem conhecer diferentes culturas, lugares e costumes do nosso país e, até do mundo! Por isso o tema de hoje é literatura de cordel para crianças.

Uma manifestação literária que amamos e que transborda cultura é a Literatura de Cordel! Por meio dos versinhos do Cordel, os pequenos podem conhecer mais sobre a cultura popular do nosso país, em especial da região Nordeste e, de quebra, ainda se divertir à beça!

Literatura de Cordel

O termo “Cordel”, assim como essa manifestação literária, é de herança portuguesa. No Brasil, o Cordel ganhou força no século XX, sobretudo, entre 1930 e 1960, tornando-se uma manifestação literária da cultura popular brasileira típica da região Nordeste, em estados como Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará.
A Literatura de Cordel é um gênero literário escrito de forma rimada, originado de relatos orais e impresso em folhetos ilustrados, muitas vezes, com xilogravuras, técnica na qual se possibilita a reprodução da imagem gravada. O nome “cordel” deriva da forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes.

Cordel para crianças

Nossa Equipe de Curadoria reuniu uma seleção de vídeos, disponíveis na Leiturinha Digital, que vai apresentar, de forma lúdica e divertida, a Literatura de Cordel para os pequenos! Confira:

A lenda da Calunga – Mariane Bigio

O cordel contado por Mariane Bigio tem um ritmo gostoso e musical, que remete às origens dos cordéis no Brasil, durante o século XVI. Na maioria das vezes eles eram recitados com acompanhamento de uma viola, o que despertava a atenção das pessoas que passavam por ali. A lenda da Calunga conta uma história ficcional sobre a rainha do Maracatu: a Calunga, uma princesa com magia no olhar de transformar todo tipo de tristeza em alegria. Um dia, Calunga vê seu povo, seus pais e sua corte sendo levados por grandes embarcações. Ela chora lágrimas de prata aos pés da árvore sagrada que a transforma em uma boneca encantada, cuja sina é viver um carnaval embalado pela batucada do Cortejo Imperial. Essa é a lenda da Calunga, que até hoje é a primeira a sair nos desfiles de Maracatu e sempre dizem: “sem ela o Maracatu não sai!”.  


Marmelo, O Jacaré Banguelo – Mariane Bigio

Zezinho era apaixonado pela filha do vizinho. Um belo dia teve uma ideia: pedir ao seu amigo jacaré para assustar a mulher, assim, ele a salvaria. E por ele, ela se apaixonaria. Marmelo, o jacaré que era banguelo, então foi cumprir o combinado, só não podia abrir a boca se não tudo daria errado. Mas quando chegou na casa da moça, na hora do susto, ela se defendeu e até bateu no jacaré, que deu um grito e abriu a boca… Este cordel em vídeo com encenação de fantoches, tem um final muito engraçado, vale a pena conferir! 


O Cordel mais Nojento do Mundo! – Mariane Bigio

Com muito humor, Mariane Bigio fez um cordel sobre essas coisinhas do dia a dia que são meio… nojentas. Ela fala de meleca, chulé e remela, mas só pra fazer uma farra gostosa, porque o que todo mundo gosta mesmo é de criança bem cheirosa! Este vídeo, leve e divertido, é ideal para trazer algumas questões de higiene para o cotidiano da criança, de forma lúdica e adequada a linguagem dos pequenos.



Fonte: Leiturinha

Mais Informações

Postado por Moderador às 21:34. Marcadores , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 21:34. Marcadores , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Literatura de Cordel: contos em vídeo para seu pequeno se divertir"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade