Header Ads

  • Últimas

    Ponto de Minas Gerais chega a congelar na Madrugada desta Quarta-feira




    Temperaturas abaixo zero voltaram a ocorrer na região do pico da Bandeira, no parque nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo



    O frio foi muito intenso por lá na madrugada e início da manhã de 4 de julho fazendo com que grandes pedras de gelo se formassem e também o sincelo, um belíssimo fenômeno que só se tem em locais com temperatura abaixo de zero e muita umidade para que haja também a formação do nevoeiro. O sincelo se formar a partir do congelamento das gotículas de nevoeiro em suspensão e que vão se depositando sobre superfícies. O gelo que se deposita sobre a vegetação forma camadas que até parecem ser neve. Mas a neve é precipitação que cai das nuvens e o sincelo não se forma nas nuvens.


    A temperatura baixou muito em toda a Região Sudeste por causa de uma forte e grande massa de ar polar que desde o dia 1 de julho influencia o Brasil. Embora seu centro (região mais fria) esteja sobre o mar, na costa da Região Sul, o ar gelado chegou ao norte da Região Sudeste porque a pressão atmosférica neste centro é muito elevada e atingiu 1038 hPa em 4 de julho. O ar frio desta massa polar vai continuar sendo sentido na Região Sudeste pelo menos até o fim de semana, mas enfraquecendo aos poucos.




    As belas imagens abaixo são de Sairo Guedes que é guia turístico no parque nacional do Caparaó. É possível em algumas fotos ver o nevoeiro e o sincelo. Não é possível precisar a quanto chegou a temperatura na região, mas pelos fenômenos fotografados certamente a temperatura atingiu vários graus abaixo de zero. Além disso, por ser um lugar de altitude muito elevada, a 2981 metros de acima do nível do mar, a temperatura naturalmente é bastante baixa por lá nesta época e fenômenos como geada podem ser observados mesmo sem a presença de uma massa de ar polar tão intensa como esta do início de julho de 2017.

    Fonte: terra

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine