Header Ads

  • Últimas

    Em Julho, "Cine Sesc" traz filmes de Samurais em Sessões Gratuitas em Santa Luzia




    Em julho, o Cine Sesc inicia um novo ciclo. Desta vez com o tema Os samurais de Akira Kurosawa. Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão e seus filmes ainda influenciam diretores no mundo todo. Com uma carreira de 50 anos, ele dirigiu 30 filmes e é considerado como um dos mais importantes e influentes realizadores da história do cinema.

    Em 1989 foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra e “pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado e enriquecido o público, além de influenciar cineastas de todo o mundo”.

    Parte da filmografia de Kurosawa é dedicada a contar a história dos samurais, figuras lendárias ligadas à elite guerreira japonesa. É especificamente sobre essas abordagens que o ciclo de julho do Cine Sesc vai tratar. Neste período será apresentado um recorte de quatro filmes. São eles: Os sete samurais (Japão); Rashomon (Japão); A Fortaleza escondida (Japão); Yojimbo (Japão).

    Ao todo, 23 unidades exibirão os filmes em Minas, até 31 de julho, conforme programação nos links a seguir. Na capital, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Grande BH, ocorrem no Sesc Contagem-Betim, Desportivo, Floresta, Santa Luzia, Sete Lagoas, Tupinambás e Venda Nova.

    O Cine Sesc também é exibido, simultaneamente, no interior de Minas, em 16 unidades do Sesc. São elas: Sesc Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba e Uberlândia. Todas as sessões são gratuitas.

    SOBRE O ‘CINE SESC’
    O Cine Sesc é uma iniciativa que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Realizado em espaços de cinema não convencionais, o projeto é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país.

    As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Para se ter ideia de sua abrangência, apenas em 2016, o Cine Sesc alcançou um público de, aproximadamente, 80 mil pessoas em Minas Gerais.

    OS SAMURAIS DE AKIRA KUROSAWA

    Os samurais (elite guerreira ligada à aristocracia feudal) possuíam poderes e prestígio na era dos xoguns e puderam aprimorar um sofisticado código de honra e conduta, o Bushido. Muito da desconhecida história japonesa, sua organização social e cultural nos foi nutrida e descortinada pelo cinema, e com Akira Kurosawa a época feudal japonesa emergiu no imaginário mundial. Samurais, gueixas e xoguns despertaram a curiosidade do homem comum ocidental e Kurosawa, Mifune e Shimura foram, em grande parte responsáveis pelas imagens que o Ocidente começou a forjar do até então misterioso Japão. Em 50 anos de profissão (1943 a 1993), Kurosawa dirigiu 30 filmes. É reconhecido como um dos grandes artistas do século 20, que soube expressar a dor desse tempo repleto de guerras.*

    *trecho do texto reproduzido do catálogo "Jidaigeki: Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal" , de Marco Aurélio Lopes Fialho, Assessor de Cinema do Departamento Nacional do Sesc.


    Programação 2017:



    5/7: Os sete samurais
    Akira Kurosawa | Japão | 1954 | 207min | Classificação 12 anos

    Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer em breve.



    11/7: Rashomon
    Akira Kurosawa | Japão | 1950 | 88min | Classificação 12 anos

    Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século 11. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas – do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.



    18/7: A fortaleza escondida
    Akira Kurosawa | Japão | 1958 | 139min | Classificação 12 anos

    Japão, século XVI. Um general escolta a bela princesa de um clã derrotado por território inimigo. Em sua viagem, cruzam com dois medrosos fazendeiros. É o início de uma série de incríveis aventuras.



    25/7: Yojimbo
    Akira Kurosawa | Japão | 1961 | 110min | Classificação 12 anos

    Um samurai desempregado (Toshirô Mifune) chega a uma cidade à procura de trabalho, só que o local se encontra dividido entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação.


    1. 04 JUL
      25 JUL
    2. Evento: 'Cine Sesc' - 'Os samurais de Akira Kurosawa'
      Hora: 15h
      Local: Sesc Santa Luzia
      Av. Brasília, 3505, São Benedito
      Informações: (31) 3268-5400
      Sessões gratuitas. Sempre às terças-feiras.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine