Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Em Julho, "Cine Sesc" traz filmes de Samurais em Sessões Gratuitas em Santa Luzia




Em julho, o Cine Sesc inicia um novo ciclo. Desta vez com o tema Os samurais de Akira Kurosawa. Kurosawa foi um dos cineastas mais importantes do Japão e seus filmes ainda influenciam diretores no mundo todo. Com uma carreira de 50 anos, ele dirigiu 30 filmes e é considerado como um dos mais importantes e influentes realizadores da história do cinema.

Em 1989 foi premiado com o Oscar pelo conjunto de sua obra e “pelas realizações cinematográficas que têm inspirado, encantado e enriquecido o público, além de influenciar cineastas de todo o mundo”.

Parte da filmografia de Kurosawa é dedicada a contar a história dos samurais, figuras lendárias ligadas à elite guerreira japonesa. É especificamente sobre essas abordagens que o ciclo de julho do Cine Sesc vai tratar. Neste período será apresentado um recorte de quatro filmes. São eles: Os sete samurais (Japão); Rashomon (Japão); A Fortaleza escondida (Japão); Yojimbo (Japão).

Ao todo, 23 unidades exibirão os filmes em Minas, até 31 de julho, conforme programação nos links a seguir. Na capital, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Grande BH, ocorrem no Sesc Contagem-Betim, Desportivo, Floresta, Santa Luzia, Sete Lagoas, Tupinambás e Venda Nova.

O Cine Sesc também é exibido, simultaneamente, no interior de Minas, em 16 unidades do Sesc. São elas: Sesc Almenara, Araxá, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Uberaba e Uberlândia. Todas as sessões são gratuitas.

SOBRE O ‘CINE SESC’
O Cine Sesc é uma iniciativa que promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Realizado em espaços de cinema não convencionais, o projeto é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país.

As obras são apresentadas nas salas de audiovisual das unidades do Sesc, incentivando a fruição e o bate-papo em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Para se ter ideia de sua abrangência, apenas em 2016, o Cine Sesc alcançou um público de, aproximadamente, 80 mil pessoas em Minas Gerais.

OS SAMURAIS DE AKIRA KUROSAWA

Os samurais (elite guerreira ligada à aristocracia feudal) possuíam poderes e prestígio na era dos xoguns e puderam aprimorar um sofisticado código de honra e conduta, o Bushido. Muito da desconhecida história japonesa, sua organização social e cultural nos foi nutrida e descortinada pelo cinema, e com Akira Kurosawa a época feudal japonesa emergiu no imaginário mundial. Samurais, gueixas e xoguns despertaram a curiosidade do homem comum ocidental e Kurosawa, Mifune e Shimura foram, em grande parte responsáveis pelas imagens que o Ocidente começou a forjar do até então misterioso Japão. Em 50 anos de profissão (1943 a 1993), Kurosawa dirigiu 30 filmes. É reconhecido como um dos grandes artistas do século 20, que soube expressar a dor desse tempo repleto de guerras.*

*trecho do texto reproduzido do catálogo "Jidaigeki: Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal" , de Marco Aurélio Lopes Fialho, Assessor de Cinema do Departamento Nacional do Sesc.


Programação 2017:



5/7: Os sete samurais
Akira Kurosawa | Japão | 1954 | 207min | Classificação 12 anos

Durante o Japão feudal do século XVI, um velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender uma aldeia indefesa que é constantemente saqueada por bandidos. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer em breve.



11/7: Rashomon
Akira Kurosawa | Japão | 1950 | 88min | Classificação 12 anos

Um camponês, um lenhador e um sacerdote se refugiam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon, no Japão do século 11. O sacerdote e o lenhador descrevem ao camponês um julgamento do qual foram testemunhas – do assassinato de um samurai e do estupro de sua mulher. Em flashback, o julgamento é contado por meio dos relatos divergentes e dúbios de quatro testemunhas.



18/7: A fortaleza escondida
Akira Kurosawa | Japão | 1958 | 139min | Classificação 12 anos

Japão, século XVI. Um general escolta a bela princesa de um clã derrotado por território inimigo. Em sua viagem, cruzam com dois medrosos fazendeiros. É o início de uma série de incríveis aventuras.



25/7: Yojimbo
Akira Kurosawa | Japão | 1961 | 110min | Classificação 12 anos

Um samurai desempregado (Toshirô Mifune) chega a uma cidade à procura de trabalho, só que o local se encontra dividido entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação.


  1. 04 JUL
    25 JUL
  2. Evento: 'Cine Sesc' - 'Os samurais de Akira Kurosawa'
    Hora: 15h
    Local: Sesc Santa Luzia
    Av. Brasília, 3505, São Benedito
    Informações: (31) 3268-5400
    Sessões gratuitas. Sempre às terças-feiras.

Mais Informações

Postado por Moderador às 10:30. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 10:30. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Em Julho, "Cine Sesc" traz filmes de Samurais em Sessões Gratuitas em Santa Luzia "

Leave a reply

Rádio Vitrine Santa Luzia

Clique para Anunciar