Header Ads

  • Últimas

    BH e RMBH registram temperatura mais fria do ano e do brasil

    Capital mineira marcou 6,1ºC nesta manhã e já é a mais fria do país nesta terça-feira

     
    Pelo segundo dia consecutivo Belo Horizonte bateu recorde de menor temperatura, com 6,1ºC marcados entre 6h e 7h desta terça-feira (4), que também é a menor temperatura registrada desde 1975 na capital mineira, quando os termômetros marcaram 5,4ºC, no dia 7 de julho daquele ano. Devido aos fortes ventos que atingiram a cidade, com até 50,5 Km/h, a sensação térmica chegou a -9ºC em algumas regiões mais altas nesta terça.
    Segundo o meteorologista Heriberto dos Anjos, do instituto TempoClima Puc Minas, os termômetros estão na estação de Cercadinho, localizada na região Oeste de BH. "Acho importante destacar que é uma estação nova, existe desde 2014, e que fica a 1.200 metros de altitude. Este foi o menor registro nesta estação, mas temos registro desde 1910, quando tivemos 2,2ºC. Nessa época a estação ficava na região Centro-Sul. Apesar disso, esta é a nona menor temperatura do mês de julho já registrada em toda a história na capital mineira", complementa o especialista. 
    Segundo ele, a previsão é que o frio continue extremo nos próximos dias, devido à atuação de uma massa de ar frio que atua sobre a região Sudeste. "Essas baixas temperaturas vão continuar pelo menos até quinta-feira (6). A partir de sexta (7) vai subir um pouco a temperatura, mas a tendência geral para o outono é que continuem as baixas temperaturas. A média do mês de julho é uma mínima de 13ºC e máxima de 24,6ºC"
    Capital mais fria do país
    Com o novo recorde batido nesta terça, BH também ganhou o título da capital mais fria do país, ultrapassando inclusive cidades como Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Confira abaixo os números das principais capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país:
    - Belo Horizonte (MG): 6,1ºC
    - Rio de Janeiro (RJ): 12,3ºC
    - São Paulo (SP): 9,3ºC
    - Vitória (ES): 14,5ºC
    - Florianópolis (SC): 12,5ºC
    - Curitiba (PR): 9,6ºC
    - Porto Alegre (RS): 10,6ºC
    - Cuiabá (MT) 16,7ºC
    - Brasília (DF) 10,6ºC
    - Campo Grande (MS): 13,8ºC
    - Goiânia (GO) 13ºC

    Recorde do Estado
    Não foram só os moradores da região metropolitana que vivenciaram baixas temperaturas nesta terça. O Estado também registrou sua menor temperatura do ano. Maria da Fé, no Sul de Minas, marcou -0,8ºC às 7h desta terça. 
    Até então, o recorde de 2017 era da cidade de Monte Verde, na mesma região, que registrou 0,2ºC no dia 11 de junho. Nesta terça a atual detentora do recorde marcou -2,9ºC. 

    Fonte: O Tempo

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad

    Info Drive