Header Ads

  • Últimas

    HSJD pode reabrir parcialmente em Breve, depois de acordo com a Prefeitura de Santa Luzia



    A Prefeitura de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a diretoria do Hospital São João de Deus assinaram acordo de intenção, há dois meses, sobre a reabertura da instituição.
    O hospital está fechado desde abril de 2015 e tem uma dívida acumulada de pelo menos R$ 10 milhões. Segundo o prior responsável pela entidade, Camilo Teixeira da Costa, as dívidas incluem folha de pagamento, empréstimos e fornecedores. “A prefeitura pensa em reabrir a maternidade. Estamos fazendo as contas e vendo um prazo”, diz. Quando foi fechado, o HSJD atendia a 200 pessoas por dia e era o único hospital de Santa Luzia. Hoje a cidade conta com o Hospital Municipal, mas que não possui maternidade. O São João de Deus reabriria atendendo a 250 partos por mês, segundo o prior.

    8 meses sem hospital
    O São João de Deus era gerido por uma Irmandade religiosa e funcionava com atendimentos ao SUS e a convênios, quando, em 2013, a prefeitura o proibiu de fazer atendimentos particulares. Daí em diante, o hospital teria entrado em déficit. A verba repassada pelo poder municipal não cobria os gastos. A situação virou calamidade em janeiro de 2015, quando o então prefeito Carlos Calixto (PSD) parou de repassar dinheiro à entidade.

    “Foi uma mistura do tipo de política do antigo prefeito com falta de vontade política. A população reagiu, mas ele foi irredutível”, conta o prior. Os mais de 100 funcionários ficaram até seis meses sem receber, e o São João de Deus finalmente fechou as portas em abril de 2015. Santa Luzia passou cerca de oito meses sem hospital.

    O acordo com a atual prefeitura admite, no décimo parágrafo, que “o Município se compromete a repassar os valores que estão em conta corrente específica”, mas não esclarece qual conta seria essa. A prefeitura não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição.

    Fonte: Brasil de Fato

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine