Header Ads

  • Últimas

    EUA acaba de Lançar maior Bomba do Mundo contra seus inimigos

     

    A MOAB é o armamento convencional mais poderoso do arsenal americano

    O Pentágono informou nesta quinta-feira que suas forças no Afeganistão utilizaram a sua mais poderosa bomba não nuclear contra um alvo do Estado Islâmico. A Massive Ordnance Air Blast (MOAB), conhecida popularmente como a “mãe de todas as bombas”, foi desenvolvida para a Guerra do Iraque, mas esse foi o primeiro uso em combate do armamento. De acordo com o porta-voz do Pentágono Adam Stump, a MOAB foi lançada sobre um complexo de cavernas suspeito de abrigar combatentes do Estado Islâmico no distrito de Achin, na província de Nangarhar, perto da fronteira com o Paquistão. As forças militares ainda estão avaliando qual foi o grau dos danos provocados pelo bombardeio.

    Com 11 toneladas de explosivos, a MOAB foi testada pela primeira vez em março de 2003, numa base da Força Aérea americana na Flórida. Um segundo teste aconteceu em novembro do mesmo ano, e os militares iniciaram a produção para apoiar a campanha militar no Iraque. Na época, a CNN noticiou que uma bomba foi transportada para o Golfo Pérsico, mas nunca foi usada.
    A ofensiva vem como mais uma demonstração de força do presidente dos EUA, Donald Trump, cujo mandato não completou nem mesmo três meses. Na semana passada, o republicano ordenou o lançamento de 59 mísseis contra uma base militar síria, no primeiro ataque americano direto ao presidente sírio, Bashar al-Assad, em seis anos de guerra civil.
    Além disso, poucos dias depois, os EUA enviaram navios de guerra para a península coreana, em um sinal de ameaça para a Coreia do Norte. O regime norte-coreano representa uma ameaça nuclear e considera o governo americano um importante inimigo.

    Fonte: O Globo

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ads

    Post Bottom Ad

    Info Drive