Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Larvicida utilizado para Controle do Aedes Aegypt é apontado como causa provável da microcefalia



Larvicida utilizado para Controle do Aedes Aegypt é apontado como causa provável da microcefalia.
Um grupo de médicos argentinos está desafiando a teoria de que o vírus zika seja responsável por defeitos congênitos em bebês no Brasil. 

Ao contrário, eles argumentam que o responsável por isso seria a Monsanto ou, pelo menos, seu parceiro estratégico, a Sumitomo Chemical. Este é o tema desta semana da coluna “Ciência Feliz”, do professor Ciro Marcondes Filho, da Escola de Comunicações e Artes da USP. Para ouvir o comentário do professor na íntegra, clique no player acima.

A denúncia foi feita pela Organização Médicos em Cidades Pulverizadas, que afirma que um larvicida químico que produz malformações em mosquitos foi introduzido no abastecimento público de água potável em 2014. De acordo com a Organização Curas Naturais Saudáveis, esse veneno, Pyriproxyfen, é usado em um programa controlado pelo Estado, que busca erradicar os mosquitos portadores de doenças. Essa composição tem o efeito de inibir o desenvolvimento evolutivo e causa defeitos de nascimento. O larvicida parece um fator causal plausível na microcefalia. Muito mais que mosquitos transgênicos que alguns têm culpado pela epidemia de zika.

Errata:
O professor Ciro Marcondes Filho informa que, ao contrário do que foi veiculado na coluna “Ciência Feliz”, a Monsanto não fabrica e não comercializa o Pyriproxyfen, bem como não tem nenhum tipo de parceria que envolva esse produto. A Monsanto e a Sumitomo Chemicals não possuem nenhuma relação societária, mas mantêm parcerias comerciais em algumas regiões para herbicidas, produtos usados no controle de plantas daninhas.

Mais Informações

Postado por Moderador às 11:30. Marcadores , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 11:30. Marcadores , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Larvicida utilizado para Controle do Aedes Aegypt é apontado como causa provável da microcefalia"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade