Header Ads

  • Últimas

    Operação educativa da defesa civil alerta sobre os riscos do período chuvoso

    Com o objetivo de disseminar medidas de autoproteção para a população luziense no período das chuvas, uma blitz educativa foi realizada na manhã da quinta-feira (05/01), no Portal do São Benedito.


    A ação foi organizada pela Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, a Coordenadoria de Defesa Civil de Santa Luzia e Guarda Municipal.

    Segundo informou a Cedec é importante alertar a população sobre esse período, onde as chuvas podem ser intensas, causando alagamentos nas casas. “Se a pessoa mora próximo a córregos e rios, é importante observar o nível da água e se perceber que está subindo, o morador deve deixar o local imediatamente. O mesmo serve para as áreas de encostas”, afirmou o capitão João Paulo Fiúza.

    Quem passou pelo local recebeu panfletos com várias orientações. O material informativo dava dicas e medidas de autoproteção física e do patrimônio que devem ser tomadas em caso de alagamentos ou então de temporais com alta incidência de raios. “Essa iniciativa é muito importante porque nos instrui sobre o que podemos fazer em situações delicadas, principalmente no caso dos alagamentos e desabamentos”, enfatizou a analista financeira, Alana Benevides.



    O técnico em contabilidade, Aroldo Gonçalves disse que já passou aperto no período das chuvas, por isso ele garante que as informações são necessárias. “Vejo como fundamental essa blitz aqui hoje, porque orienta as pessoas que estão em áreas de risco ou que conheçam alguém que esteja nessa situação, além de prevenir as pessoas que poderiam ir para esses locais. Eu já passei por uma situação delicada, mas graças a Deus hoje estou bem. É melhor prevenir que remediar”, garantiu.



    A população também pode ajudar na prevenção de acidentes. Segundo a Defesa Civil Municipal fazer a limpeza de lotes e não construir em áreas consideradas de risco são medidas importantes e que podem ser tomadas. “O apoio da população é fundamental nessa causa, portanto, é necessários evitar jogar lixo nas ruas. O simples fato de colocar o lixo no horário e local correto para recolhimento pode evitar que tudo se espalhe em uma enxurrada. É desta forma que esse material escorre até os bueiros. Isso interrompe a passagem da água, e pode causar problemas maiores como inundações”, ressalta.

    De acordo com a Defesa Civil Municipal as ações de conscientização são feitas junto à população durante todo o ano, porém os trabalhos são intensificados no período das chuvas.


    Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Luzia

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine