Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Pesquisa: Donos de iPhone são mais desonestos e arrogantes que os de Android

Uma pesquisa feita em cooperação pelas universidades de Lincoln e de Lancaster no Reino Unido tentou descobrir se é possível dizer algo sobre a personalidade de uma pessoa com base no celular que ela tem. E segundo a pesquisa, isso é possível sim: donos de iPhone tendem a ser mais emotivos que os de Android, além de menos honestos e humildes, de acordo com os dados.



Essa pesquisa foi apresentada pela primeira vez em setembro, mas só foi finalizada e publicada formalmente na semana passada. Inicialmente, os pesquisadores traduziram seus resultados dizendo que os donos de iPhone seriam mais "desagradáveis". Ao todo, ela entrevistou 530 pessoas entre os anos de 2015 e 2016 para chegar a esse resultado. As entrevistas envolviam perguntas ao usuário com relação ao seu smartphone e os seus sentimentos.

Os primeiros resultados apresentados pelos pesquisadores dizem respeito a características demográficas dos donos de aparelhos de cada sistema operacional. "Na comparação com usuários Android, descobrimos que usuários de iPhone têm maior probabilidade de ser mulheres, mais jovens e cada vez mais preocupados sobre seu smartphone ser visto como um objeto de status", diz a pesquisa.

No entanto, o verdadeiro interesse dos pesquisadores era verificar se o sistema operacional usado pelo smartphone da pessoa podia revelar características da personalidade dela. Nesse ponto, eles descobriram que "diferenças importantes de personalidade também foram observadas, com usuários de iPhone mostrando níveis menores de Honestidade-Humildade e níveis maiores de emocionalidade".

Importância

David Ellis, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, disse ao CNet que conforme a pesquisa progredia, os pesquisadores se tornaram bem compoetentes em adivinhar qual smartphone as pessoas tinham.

Com nos dados coletados, a equipe conseguiu criar um modelo estatístico que conseguia adivinhar qual celular as pessoas tinham com base em suas respostas a algumas perguntas. Ele admite, no entanto, que a equipe já tinha a expectativa de que os donos de iPhone seriam "mais jovens e extrovertidos", e que eles teriam "maior probabilidade de ver seu celular como objeto de status".

Não se trata apenas de um estudo curioso: conforme a pesquisa ressalta, "embora os smartphones estejam ganhando espaço em pesquisas de diversas disciplinas", a relação entre as diferenças individuais que existem entre os dois grupos de usuários (Android e iOS) "nunca foi investigada empiricamente".

Aplicações

Ellis acredita que os resultados de sua pesquisa também serão importantes para outras investigações futuras. Por exemplo, pesquisadores trabalhando nas áreas de "ciência social computacional" e "psicoinformática" poderão usar esses dados para direcionar seu estudo de maneira mais específica a um ou outro grupo de usuários.

No entanto, os pesquisadores não estabeleceram nenhuma relação de causa que pudesse sugerir por que cada grupo de usuário tem essas características. Ou seja, não dá para dizer com certeza ainda que isso esteja relacionado ao preço dos iPhones. Para descobrir isso, Ellis acredita que seria interessante estudar pessoas que passaram de um sistema operacional ao outro.

O site de tecnologia The Next Web considera que as descobertas dos pesquisadores têm a ver com a realidade. Conforme o site lembra, ainda não há registro de nenhum fã de Android que tenha mudado de nome para conseguir um celular (algo que já aconteceu com um fã da Apple).

Mais Informações

Postado por Moderador às 10:11. Marcadores , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 10:11. Marcadores , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Pesquisa: Donos de iPhone são mais desonestos e arrogantes que os de Android"

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade