Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Em ação inédita, VLI, Prefeitura e GEEC inauguram Vagão Literário em Divinópolis

Projeto de reocupação do espaço público, parceria revitalizou praça e vagão antigo e os transformou em espaço cultural ao ar livre


Essa é uma daquelas histórias que comprovam a eficiência da união entre governo, iniciativa privada e terceiro setor em prol de uma sociedade com mais acesso à educação e lazer. Uma praça na cidade de Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais, que antes era frequentada por usuários de drogas, foi totalmente revitalizada e está prestes a se tornar um local dedicado à leitura e à difusão do conhecimento. Isso será possível graças ao Vagão Literário, projeto que reformou um vagão de trem já inutilizado e o instalou em plena praça pública para agora servir de espaço cultural com acesso livre à população.

O projeto é realizado em parceria entre a VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), em Divinópolis, a Prefeitura da cidade e a Organização Não Governamental GEEC (Grupo de Educação, Ética e Cidadania), que desenvolve programas sociais na região.

O vagão, de 2,57m de largura, 3,27m de altura e 12,02m de comprimento, que antes era usado para transporte de açúcar, foi totalmente reformulado pela empresa. Recebeu nova pintura, iluminação e saídas de ar, bancadas para leitura, entre outras adaptações. Após este processo, foi doado à ONG, que, junto à prefeitura, mobiliou o espaço e agora serão responsáveis pela manutenção e administração do Vagão Literário.

A inauguração oficial do novo espaço será na sexta-feira (11/11), às 9h, e aberta à população. A ideia do Vagão Literário, porém, não se limita apenas ao empréstimo de livros. Será, também, um lugar para a leitura com bancos e mesas, servindo de extensão do Centro Cultural do Livro de Divinópolis. O Vagão, assim como a praça Candidés, que fica no centro da cidade, também será local para desenvolvimento de outros projetos já realizados em parceria entre Secretaria de Cultura e GEEC, como contação de histórias, oficinas de grafite e o programa “Livro, Leve e Solto”, de compartilhamento de livros.

Na opinião do prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, a ferrovia reforça novamente a presença na cidade com a chegada do Vagão Literário. “A ferrovia nos trouxe um ponto de desenvolvimento para a cidade e agora um ponto de cultura. Esse vagão é um posto avançado da biblioteca e é uma nova fase de ocupação da Praça Candidés. É um novo presente para a cidade comemorando os 100 anos da ferrovia na cidade”, afirmou o prefeito de Divinópolis.

Para o gerente de manutenção de vagões da VLI em Divinópolis, Leonardo Lopes, responsável pela reforma do vagão, é gratificante poder ser parte de um projeto que significa a reocupação do espaço público. “Poder contribuir de uma maneira diferente da que estamos acostumados a fazer é uma sensação especial. Esperamos que através deste vagão muitas histórias, cultura, conhecimento cheguem mais facilmente às pessoas. É muito gratificante poder contribuir para mudar para melhor a realidade de uma cidade, de uma comunidade”, diz.

“Com o vagão literário, levaremos a literatura e todos os projetos sociais e culturais do GEEC para mais próximo da população. Especialmente na inauguração, lançaremos e distribuiremos gratuitamente a população o nosso novo livro infantil: ‘A Bruxinha colorida e os 7 Gigantes’, de autoria de Elizabeth Tavares, da cidade vizinha de Oliveira”, afirma o presidente do GEEC, Jomar Teodoro Gontijo.

O Vagão Literário funcionará de segunda a sexta das 8h às 18h.

Praça Candidés


A retomada da praça e sua entrega à população têm sabor especial. Isso porque o local é um dos pontos históricos da cidade. Localizada às margens do rio Itapecerica, é um dos marcos iniciais do município e recebe o nome da tribo Candidés, dos índios da Nação Caipó, que habitavam Divinópolis à época. Agora, a praça Candidés ganhou policiamento e foi totalmente revitalizada pela Prefeitura.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Mais Informações

Postado por Moderador às 11:38. Marcadores , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 11:38. Marcadores , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Em ação inédita, VLI, Prefeitura e GEEC inauguram Vagão Literário em Divinópolis"

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade