Header Ads

  • Últimas

    Como cozinhar batata doce?

    Queridinha dos marombeiros, a batata doce contém grandes quantidades de vitaminas A, C e B6, potássio, ferro, fibra e betacaroteno. Mas são necessários alguns cuidados na hora de cozinhar para manter a raiz nutritiva.

    Batata Doce Cozida com água
    O método mais comum é também o que provoca maior perda de nutrientes, pois eles acabam se desprendendo do alimento e indo para água.

    Mas a nutricionista Márcia Loureiro, da Life Clinic, explica que, com dois truques simples, é possível evitar a perda de vitaminas e minerais: "Evite usar muita água ou deixar a batata no fogo por muito tempo e mantenha a casca durante o preparo, ela é rica em minerais e fibras e serve como uma proteção que ajuda a reter os nutrientes", ensina.

    Como fazer

    Coloque a batata doce inteira e com casca em uma panela funda. Coloque água apenas até as batatas estarem cobertas. Leve ao fogo médio por aproximadamente 25 minutos. Durante esse tempo, espete a batata com um garfo. Retire-a da água assim que ela estiver macia e fácil de perfurar. Escorra a água, tempere e retire a casca se quiser, mas lembre-se que fibras e minerais serão perdidos.

    Batata Doce No micro-ondas
    Você vai precisar de papel toalha, um recipiente que possa ser levado ao micro-ondas, um pouco de água e da batata doce. A nutricionista Márcia Loureiro explica que, por não levar grande quantidade de água, esse é um bom método para evitar a perda de nutrientes.

    Como fazer

    Lave bem a batata doce. Sem retirar a casca, enrole-a em um papel toalha. Em seguida, umedeça o papel e coloque a batata em um recipiente próprio para micro-ondas. Aqueça por 5 minutos em potência alta.

    Retire e, se desejar, descasque a batata doce, mas lembre-se que a nutrientes serão perdidos. Tempere como desejar.

    Observação: o tempo de cozimento pode variar de acordo com o modelo de micro-ondas. Se for necessário, deixe por mais 1 minuto ou retire antes dos 5 minutos.

    Batata Doce No vapor
    Outro método indicado pela nutricionista para manter nutrientes é cozinhar batata doce no vapor, pois esse método não leva muita água.

    Como fazer

    Você vai precisar de uma panela a vapor, mas um suporte que possa ser colocado sobre uma panela com água fervente pode substitui-la. Uma dica é usar redes para fritar alimentos em imersão sobre panelas normais.

    Coloque aproximadamente um litro de água para ferver. Higienize a batata, corte em pedaços e coloque no recipiente sobre a panela. Deixe por aproximadamente 20 minutos. Depois desse tempo, espete com um garfo. Assim que a batata estiver macia e fácil de perfurar, retire e sirva.

    Batata Doce No forno

    Essa forma mantém todos os nutrientes e também é muito fácil de fazer. Você pode fatiar a batata doce em rodelas, cubinhos ou bem fininhas, fazendo chips de batata doce. Mas a nutricionista ressalta que é necessário picar a batata doce imediatamente antes de cozinhá-la para que ela não perca nutrientes.

    Como fazer

    Depois de higienizar a batata doce, corte como desejar ou coloque-a inteira no forno (mas é provável que o cozimento demore mais dessa maneira). A temperatura deve ser de aproximadamente 200 graus e o tempo de cozimento entre 40 e 55 minutos.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine