Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Projeto promove encontro metropolitano de Guardas de Congado

A tradição religiosa e cultural do congado, festejo popular carregado de sincretismo religioso, cultura e história, ganha destaque com o 2o Encontro Metropolitano de Guardas – Congos, Moçambiques, Caboclos e Marujadas, programado para o dia 12 de novembro, das 9h a`s 19h, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional, no Parque Ecológico Lagoa do Nado, em Belo Horizonte. Todas as guardas da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão convidadas para se reunirem em um dia de atividades gratuitas, que promoverão intercâmbio entre a comunidade, membros de órgãos públicos e os mestres dessa importante tradição.



O congado é uma manifestação cultural afro-brasileira, que mescla elementos religiosos católicos e africanos. Expressa-se por meio de danças, cantos, coroações e cortejos. Instrumentos musicais como pandeiros, cuícas, caixas, tarol, reco-reco e sanfona marcam o ritmo dos congadeiros. As festas acontecem durante quase todo o ano. O ponto alto é a coroação dos reis e rainhas, em homenagem aos santos de devoção.

Reis, rainhas e capitães de guardas devem se encontrar com representantes do poder público para trocar experiências e discutir novas ações políticas para preservação e manutenção deste patrimônio imaterial. A produtora cultural e idealizadora do projeto, Adriane Spínola, espera atingir também a população. "A comunidade pode e deve participar, levantando temas e esclarecendo dúvidas. A intenção e´ que esses encontros aconteçam anualmente e que a tradicão do congado seja entendida como uma manifestac¸a~o que deve ser preservada e respeitada", afirma.  

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar das oficinas é preciso se inscrever até o dia 10 de novembro. O número de vagas por atividade é limitado. Confira abaixo a programação do evento.

SERVIÇO

Chora N’goma: Tradicão Pela Voz do Tambor
2º Encontro Metropolitano de Guardas – Congos, Moc¸ambiques, Caboclos e Marujadas

Data: 12 de novembro de 2016, das 9h a`s 19h
Endereço: Centro de Refere^ncia da Cultura Popular e Tradicional (Parque Ecológico Lagoa do Nado). Rua Hermenegildo de Barros, no 904,  Bairro Itapoa~, Belo Horizonte
Informações: (31) 97149-5059 e (31) 3277.7420.
Inscric¸o~es para oficinas e vive^ncia: Envie e-mail para chorangoma@gmail.com com seu nome, telefone, RG, data de nascimento e profissão. Também é importante informar se possui algum tipo de deficiência física ou mental.

Programação
09h - Abertura do evento com Café de São Benedito, Exposição de Fardamentos e Indumentárias do Congado e Exposição de Fotografias.
10h - Roda de Conversa: Preservação e manutenção das Irmandades do Rosário;
11h - Oficina de Confecção de Rosários;
13h - Intercâmbio e vivência com Irmandades;
14h - Oficina de Confecção de Coroas (Para membros de Irmandades);
14h - Oficina de Confecção de Bandeiras votivas.;
16h - Oficina de Confecção de Patangomes;
16h - Encontro de Guardas;
18h - Saída do Cortejo.

FOTOS: Sanderly Silva e Adriane Spínola/Divulgação

CONTATO PERSONAGEM:
Capitã Elizangela - 31 98828-1692

CONTATO PRODUÇÃO
Adriane Spínola - 31 99261.3961
================

Evento no facebook
https://www.facebook.com/events/178523339260151/183538142092004

Mais Informações

Postado por Moderador às 15:27. Marcadores , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 15:27. Marcadores , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Projeto promove encontro metropolitano de Guardas de Congado "

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade