Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

PT Encomenda pesquisa eleitoral que será divulgada no próximo dia 28

É isso mesmo o que você leu, mais uma pesquisa registrada no TSE referente a disputa pela Prefeitura de Santa Luzia MG, desta vez encomendada pelo PT será divulgada no próximo dia 28. 


Alguns dados já podem ser extraídos da pesquisa. Segundo Nota fiscal anexada no site do TSE, a pesquisa custou à Equipe de Cristina Corrê R$ 14.000,00, R$ 7.500,00 à mais que a pesquisa divulgada pelo candidato Christiano Xavier no dia de ontem.

Ambas as pesquisas (Cristina e Christiano) possuem metodologias parecidas (o que é padrão para pesquisas autorizadas pelo TSE), porém um dos dados que faltou na pesquisa de Christiano foi mencionada na pesquisa do PT: Bairros onde foram realizadas as perguntas (mesmo que esta informação não seja mais detalhada, como foi feito em 2012 em pesquisa encomendada por calixto e realizada pela Datatempo/CP2.

Acompanhe abaixo a descrição da "metodologia" desta pesquisa e entenda como foi feita a abordagem:

Metodologia de pesquisa:A metodologia de pesquisa utilizada é quantitativa, do tipo survey, que consiste na aplicação domiciliar de questionários estruturados junto a uma amostra representativa de eleitores do município de Santa Luzia/MG.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
A amostra dos eleitores de Santa Luzia/MG é distribuída de forma a contemplar todas as regiões geográficas do município, a partir de quotas proporcionais ao universo, considerando as variáveis sexo e faixa etária. A amostra será coletada com a seguinte distribuição: faixa etária de 16 a 24 anos, 8,1% Masculino e 7,8% Feminino; faixa etária de 25 a 34 anos, 11,2% Masculino e 11,2% Feminino; faixa etária de 35 a 44 anos, 11,0% Masculino e 11,8% Feminino; faixa etária de 45 a 59 anos, 10,7% Masculino e 12,4% Feminino; faixa etária de 60 anos ou mais, 6,8% Masculino e 9,0% Feminino (Fonte: IBGE). O nível econômico dos entrevistados é assegurado a partir do controle da distribuição geográfica na realização do trabalho de campo. O grau de instrução dos entrevistados não é controlado nas quotas. A amostra utilizada de 812 eleitores do município de Santa Luzia/MG, ao nível de 95% de confiança, apresenta margem de erro estimada de 3,44 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:Os pesquisadores envolvidos na realização desta pesquisa são treinados de acordo com cada projeto. São checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador, seja in loco por supervisores de campo ou, posteriormente, por telefone. Internamente, todo o material é checado e codificado. Antes do processamento final e emissão dos resultados, realiza-se processo de consistência dos dados.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa(conforme §6º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.453/2015, Até o sétimo dia seguinte ao registro da pesquisa, será ele complementado com os dados relativos aos bairros abrangidos; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada)

Outro dado interessante é que a pesquisa do PT foi encomendada pelo Partido, e a pesquisa de christiano pelo próprio candidato. Ao meu ver é apenas um dado técnico o que não interfere em nada no resultado final, já que o contratante pode estipular dentre as muitas opções a que melhor se encaixe no seu perfil de candidato. No caso pode-se estipular quais bairros percorrer (no caso os bairros que o candidato tenha melhor afinidade com seu eleitor), o período eleitoral, as perguntas e a ordem das mesmas (esta é uma estratégia eficiente de manipulação de resultados) além da metodologia (institutos oferecem várias para se adequar ao perfil do contratante).

Ambos os institutos utilizaram uma metodologia padrão e autorizada pelo TSE para realizarem as pesquisas, e ambos possuem a mesma reputação (porém o IPEC é confundido com outros institutos de maior credibilidade).


PESQUISA POR TELEFONE?

Após as entrevistas, cerca de 20% do trabalho realizado deve ser checado. Ou seja, os institutos devem contatar, geralmente por telefone, cerca de 20% das pessoas que foram entrevistadas, para confirmar se os dados informados batem com os dados anotados.

COMO AS ENTREVISTAS DEVEM SER REALIZADAS?
Além de um questionário mal elaborado, existem alguns outros fatores que afetam a confiabilidade de uma entrevista. Caso você seja abordado por algum entrevistador, preste atenção em alguns princípios que ele precisa cumprir para que a pesquisa seja bem realizada:

1) A pesquisa deve ser domiciliar ou em pontos de fluxo de pessoas.
O entrevistador pode ir até sua casa e ver se você e os outros moradores da sua residência estão de acordo com as características da amostragem, ou então abordá-lo em um outro local. As pesquisas não podem ser feitas por telefone, já que os nossos institutos de pesquisa consideram que elas afetam a aleatoriedade. Afinal, boa parte da população não tem telefone fixo, e assim muitos brasileiros não teriam a chance de serem entrevistados.

2) O questionário deve ter duas perguntas principais, uma espontânea e uma estimulada.
Na primeira, o entrevistador não pode lhe dizer os nomes dos candidatos, a pergunta deve ser algo como “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria?”. Na pergunta estimulada, o entrevistador deve lhe dizer quais os nomes dos candidatos. Ele deve lhe perguntar “Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”.

3) A indicação dos candidatos deve ser em formato circular.
A lista com os nomes dos candidatos deve, primeiramente, ser mostrada ao eleitor, nunca lida pelo entrevistador. Os nomes devem ser mostrados em uma disposição circular, semelhante a uma pizza. Isto porque se houver uma sequencia, a decisão do entrevistado pode ser influenciada pelo entrevistador.


Toda pesquisa eleitoral deve ser registrada junto à Justiça Eleitoral. No registro, deve ser informado quem é o contratante, quanto foi pago por ela, a metodologia utilizada, o questionário aplicado, critérios de controle de qualidade, margem de erro amostral, entre outras informações. O registro deve ocorrer em até cinco dias antes da divulgação da pesquisa.

Mais Informações

Postado por Moderador às 16:14. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 16:14. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "PT Encomenda pesquisa eleitoral que será divulgada no próximo dia 28"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia