Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Christiano Xavier quer tampar o canal do Cristina, solução ou problema?

Primeiramente há de se notar que Tampar o dito canal é um sonho antigo para os moradores do trecho, porém improvável.



Para se ter um canal de escoamento de água dentro de um bairro ou de uma cidade é necessário  haver um detalhado estudo tanto da área física como hidrográfica da Região. Em santa Luzia este estudo não existiu, o canal foi "Imposto" naquele local e lá na frente desembocado em um curso d'água depois em um rio (exigência para que se construa um canal). Ele existe pelo fato da expansão do bairro e por ser banhado por um, curso d'agua (O Antigo "Corguinho" do cristina). O "projeto" havia sido planejado pela Cohab e pela Copasa, porém praticamente nada saiu do papel.

Vários Prefeitos e vereadores Propuzeram fechar o canal porém as constantes cheias tornaram o projeto um grande "Elefante branco". Segundo publicações técnicas que consultei na internet, um projeto com a extensão do canal do Cristina giraria em torno de R$ 4 a 5 milhões, valor muito alto para liberar o trânsito para pedestres. O Mesmo foi tentando na avenida do Contorno no centro de BH, mas sem sucesso. Nenhuma estrutura resiste ao alagamento e um projeto destes acarretaria o afundamento do solo, o que seria um desastre aos moradores do Predinhos. Há ainda o risco de que os prédios sejam engolidos pelo solo com o possível desvio do curso do córrego.

Segundo um recente estudo publicado pela EMURB Empresa Municipal de urbanização) sobre a questão de cobrir os canais para evitar alagamento, diz que este tipo de obra gera um custo muito grande com poucos resultados práticos. Segundo a Publicação, “Cobrir o canal é uma obra extremamente cara, as paredes dele não foram dimensionadas para passar carro e utilizar uma obra deste porte para lazer é jogar dinheiro fora desnecessariamente. É uma obra extremamente dispendiosa que causa um impacto direto no meio ambiente da região afetada". Ainda segundo a publicação, o gestor deve investir em um programa de reeducação da população ribeirinha já que um dos principais problemas para o alagamento dos canais é o lixo. Acontece muito de acumular plástico nas bocas de lobo. A população é a principal responsável por estes alagamentos já que é comum jogar sofás, camas e colchões.

Para dúvidas de como funciona um canal (dados técnicos) clique aqui

Solução:

Além do controle do nível de água do canal, a limpeza periódica e uma politica de educação da população local (evitando que joguem lixo nestes canais), há a proposta  de drenagem sustentável, que visa instalar bacias de retenção de água para evitar que os canais encham em épocas de chuva evitando assim o transbordamento, além de um escoamento mais eficiente nas laterais da Avenida do canal.

Conclusão:

O projeto do candidato é uma grande furada e pode significar uma tragédia aos moradores do Cristina. Talvez a falta de experiência e o desconhecimento da área tenha despertado o interesse do candidato em sugerir tal projeto. Quem sabe consultando um técnico ou especialista na área alguma solução possa ser proposta para os moradores da região.

 

Mais Informações

Postado por Moderador às 20:18. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 20:18. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Christiano Xavier quer tampar o canal do Cristina, solução ou problema?"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade