Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Christiano Xavier encomenda Pesquisa e divulga como anúncio no Super Notícia

O delegado Christiano Xavier Divulgou em sua Fan Page no Facebook, uma pesquisa eleitoral que foi anunciada na edição desta Quinta-feira (22) no Jornal Super Notícia. A pesquisa que foi encomendada pelo Candidato ao "Focus pesquisa" com sobrenome de "Novas tendências inteligência de Mercado"cujo CNPJ é 05.611.152/0001-44, cuja matriz é em Belo Horizonte na Rua Antônio José, 28, 2º andar - CEP 30512-790 - BH.



Segundo o Anúncio divulgado no Super, a Pesquisa foi realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2016, com 600 pessoas. A margem de Erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos com 95% de intervalo de confiança. O registro foi feito no TSE no dia 16 sob nº TSE-MG- 07772/2016.

Uma Breve consulta no site do TSE temos os seguintes dados:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


Gostaríamos de citar algumas questões elaboradas na pesquisa:



Um dado importante ficou falando na pesquisa encomendada pelo candidato: os bairros em que foi realizada a pesquisa:


A pesquisa pode ser consultada no site do TSE, através do link. Basta copiar o código que informamos acima.


Eis o Anúncio divulgado pela equipe do Delegado Christiano Xavier no Jornal Super Notícia de 22/09/16.

Nossa opinião:

Fui correndo até a Banca de Revistas para comprar o Jornal com a dita pesquisa que tanto falaram nas redes sociais. Eis que folheio o jornal e na página 16 (política) encontro uma pesquisa  realizada pelo Datatempo/cp2, porém para a cidade de Sete Lagoas. A pesquisa vem com levantamentos, dados estatísticos, momento politico da cidade, etc... Confiante de que seria na edição de ontem folheio, folheio o jornal e eis que encontro a tal pesquisa na Página de "Esportes" em forma de anúncio. Juro que me frustrei. Achei que seria uma pesquisa de um grande instituto e pelo valor pago, R$ 6.500,00 por apenas 600 pessoas, acho que podia haver mais dados técnicos sobre o levantamento. Nos dados enviados ao TSE, a empresa apresentou apenas dados gerais e não os que foram aplicados de forma prática à pesquisa. No caso da Realizada em Sete Lagoas, cerca de 715 pessoas foram entrevistadas e foram apresentadas as pesquisas "Estimulada" e "Espontânea". No caso da Pesquisa divulgada em forma de anúncio, foi apresentados apenas os dados da Pesquisa Estimulada.

Entenda abaixo ao diferença:

Qual a diferença entre pesquisa estimulada e pesquisa espontânea
A principal diferença entre as abordagens é explicada no próprio nome. Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos. Usando o exemplo acima: seria perguntado em quem a pessoa votaria, mas não seriam dadas alternativas. Assim, poderíamos ver se o público está interessado nas eleições.
No caso das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.
As pesquisas estimuladas acabam limitando um pouco as ações dos entrevistados, mas por outro lado são mais simples de apurar e também têm um índice muito menor de respostas do tipo “não sei ou não quero responder”. Há uma questão na modalidade de pesquisa estimulada que devemos nos atentar: é em relação à ordem das questões apresentadas para os entrevistados. Saiba como a forma que as perguntas são apresentadas podem influenciar os entrevistados.
Como a ordem das questões pode influenciar o resultado da pesquisaUma das maiores preocupações na hora de elaborar um questionário para uma pesquisa estimulada é em relação à ordem das questões de uma pesquisa. Justamente por limitar e direcionar as ações dos entrevistados, a ordem das questões pode mudar totalmente o resultado de um levantamento. Pesquisas idênticas apresentadas ao mesmo grupo podem ter resultados diferentes se tiverem ordens diferentes. É preciso que o instituto de pesquisa tenha cuidado na hora de ordenar as perguntas de uma pesquisa.
Um exemplo pode ser visto na última eleição. Pesquisas que perguntavam as questões “qual é avaliação do governo Lula?” e “em quem você vai votar para presidente?” nesta ordem mostraram índice muito melhor para a então candidata Dilma Rousseff do que a pergunta feita na ordem contrária. A consciência de que o governo Lula era bem avaliado induzia os entrevistados a atribuírem votos para o mesmo partido do ex-presidente.
Por isso, conheça sempre a metodologia do Instituto de pesquisas que você vai contratar. 

Tomei como exemplo um texto extraído do Instituto PHD, lembram aquele que os cabos eleitorais da Roseli disseram que haviam encomendado uma pesquisa fajuta de intenção de votos? Pois é, não tinha pesquisa nenhuma registrada lá não. Outro dado Curioso é que a pesquisa do Christiano também não foi citado no site da empresa contratada e todos os artigos que foram postados lá datam de 2014.

Abaixo confiram os dados apresentados na Pesquisa encomendada pelo Candidato Christiano Xavier e divulgada em forma de ANÚNCIO no Jornal Super Notícia (lembrando que a divulgação é obrigatória para que a pesquisa tenha respaldo e claro seja difundida e uma forma mais barata de fazê-lo é através de um anúncio. Só achei tendencioso a equipe do candidato colocar um destaque tão grande no anúncio, me pareceu manipulação dos resultados.

Delegado Christiano Xavier - - - - -  33%
Roseli Pimentel  - - - - - - - - - - - - - 26,2%
Não souberam/não responderam - - 15,7%
Brancos e Nulos - - - - - - - - - - - - - 7,3%
Aguinaldo Campos - - - - - - - - - - - 5,8%
Cristina Corrêa - - - - - - - - - - - - - - 5%
Nenhum - - - - - - - - - - - - - - - - - - -4,3%
Ilacir Bicalho - - - - - - - - - - - - - - - -2%
João Rasgado - - - - - - - - - - - - - - - -0,7%
Amostragem: 600 Pessoas entre os dias 15 e 17 de Setembro 2016

Os dados oficiais da pesquisa: 

Os nºs não foram divulgados pelo TSE (votos de cada candidato), portanto não temos como  saber os dados oficiais divulgados no anúncio são reais. Sabemos que a pesquisa é legal, foi registrada, aceita pelo TRE/TSE, está dentro da lei e das normas eleitorais, mas não há dados consistentes sobre os nºs apresentados, visto que nem o site do instituto citado publicou NADA sobre a pesquisa. No caso da pesquisa que citamos de Sete Lagoas encomendada pelos candidatos à Data tempo/Cp2 mostra todos os dados que comprovam os nºs apresentados. Outro dado curioso da pesquisa é a amostragem:

O Eleitorado de Santa Luzia segundo dados do TSE é de 154.877 eleitores. Com base nestes números foram entrevistados apenas 0,38% da população (uma amostragem irrelevante). Além do mais a metodologia, como afirmamos anteriormente deixou em dúvida a qualidade da pesquisa.

Denúncias surtem efeito

De qualquer maneira os nºs apresentados demonstram que a tática da Oposição de Roseli está dando certo. É obvio que existe um EMPATE TÉCNICO entre Christiano (33%) e Roseli (26,2%), assim como havíamos antecipado em nossos comentários na Fan Page. Aguinaldo Se beneficiou do mal momento vivido pelo PT e da falta de Apoio da Base de Christina para ultrapassar a candidata na Terceira posição com 5,8%. Cristina aparece com 5% (EMPATE TÉCNICO TB), Ilacir vem com 2% e João rasgado 0,7% (melhor desempenho até agora). O Nº de Pessoas que não responderam é bem grande e pode impactar no resultado, 15,7%, brancos e nulos 7,3% (diminuíram em relação à última pesquisa de 2012) e 4,3% optaram por nenhum dos nomes.


Mais Informações

Postado por Moderador às 12:25. Marcadores , , , , , , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 12:25. Marcadores , , , , , , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Christiano Xavier encomenda Pesquisa e divulga como anúncio no Super Notícia"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade