Header Ads

  • Últimas

    Lançamento do livro Minas de Tantos Geraes

    O maior e mais diversificado acervo de informações e imagens já publicado sobre a riqueza e diversidade dos patrimônios histórico, cultural e natural de Minas Gerais, livro “Minas de tantos Geraes – volume 2” (Veredas Editora) será lançado no dia 3 de agosto, às 19h, no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.



    A obra, patrocinada pela Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, traz, ao todo, 320 páginas com textos em português e inglês e ensaios fotográficos compostos por 220 imagens inéditas e exclusivas.

    O livro “Minas de Tantos Geraes, volume 2” contextualiza o patrimônio histórico (arte e arquitetura) e o patrimônio cultural (arte popular, artesanato, gastronomia, folclore, festas populares e celebrações religiosas tradicionais) dessa terra de variadas paisagens. E para estimular o conhecimento dos jovens em relação as riquezas do Estado, cerca de 500 escolas da rede estadual de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte receberam o exemplar da obra.

    Além disso, o livro apresenta uma amostra da biodiversidade do Estado, em reportagens que montam uma visão panorâmica do relevo (serras, planaltos e chapadas) e dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, além de registrar as mais importantes espécies da fauna e flora, inclusive as ameaçadas de extinção.

    Assim como as mais belas imagens da natureza bruta ainda intocada, são retratadas e descritas no livro as principais bacias da rede hidrográfica (os grandes rios e lagos, as nascentes e cachoeiras); a formação geológica de Minas Gerais (grutas, lapas e cavernas) e as reservas ambientais, localizadas nas serras do Espinhaço, Canastra, Caparaó e Mantiqueira e ainda o rico patrimônio arqueológico representado pelas pinturas rupestres — como as que existem no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

    A obra “Minas de Tantos Geraes – volume 2” é editado e organizado pelo jornalista Cézar Félix (Veredas Editora). Ao todo, sete fotógrafos assinam as imagens e quatro redatores foram os responsáveis pela produção dos textos. A jornalista Sílvia Laporte assina a produção editorial e o consultor Fernando Calaes, a produção executiva.

    MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

    Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. O Museu utiliza recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

    Sobre a Gerdau

    A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine