Header Ads

  • Últimas

    URGENTE:Mosquito comum também transmite o vírus Zika

    O mosquito "Culex quinquefasciatus", conhecido como muriçoca ou pernilongo doméstico, também pode transmitir o vírus da Zika. A descoberta, inédita, é anunciada pela Fiocruz no Rio de Janeiro neste momento. A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Constância Ayres conseguiu encontrar, pela primeira vez, pernilongos carregando o vírus na natureza.



    Até o momento, cientistas acreditavam que o Aedes aegypti era o principal vetor do vírus no Brasil. Em junho, no entanto, Ayres disse à BBC Brasil que outras espécies de mosquito também transmitiam Zika em outros países.
    Segundo a Fiocruz, a pesquisa ainda está em andamento e será preciso determinar qual é exatamente o papel do pernilongo na epidemia brasileira.
    A descoberta poderia mudar a estratégia brasileira de combate à doença, que causa malformações graves em bebês. Só em Recife, onde a pesquisa foi feita, a população do Culex é 20 vezes maior do que a de Aedes aegypti. O pernilongo também age em locais como lixo e esgoto, diferentemente do Aedes.
    A Fiocruz afirma, no entanto, que até que se compreenda a importância do pernilongo na epidemia, política de controle da Zika continuará focada no controle do Aedes aegypti.
    Foto: Thinkstock

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine