Header Ads

  • Últimas

    Prêmio Gerdau Melhores da Terra está com inscrições abertas para categoria Pesquisa e Desenvolvimento


    Destinada a estudantes universitários e profissionais de ciências agrárias, premiação estimula evolução tecnológica e ambiental no meio rural

    Com o objetivo de contribuir para o avanço da agricultura, com a produtividade do setor e a preservação do meio ambiente, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra está com as inscrições abertas para a categoria Pesquisa e Desenvolvimento, voltada para estudantes e pesquisadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, pelo site www.melhoresdaterra.com.br, onde também está o regulamento completo do Prêmio.

    Durante a última edição do evento, a categoria Pesquisa e Desenvolvimento contou com a inscrição de 707 trabalhos científicos. Um dos destaques foi para o estudante Tiago Veja Custódio, da Faculdade de Agronomia – UFPel, de Pelotas (RS), que venceu o Prêmio com o projeto Semeadora adubadora para plantio direto com sulcador rotativo acoplado a tratores de rabiças. O trabalho selecionado contempla o desenvolvimento e construção de uma semeadora e adubadora de duas linhas, conectada a um micro-trator de baixa potência, com espaço para transporte do operador, para utilização em plantio direto de milho e feijão.

    A máquina foi planejada para atender às necessidades dos agricultores familiares, que buscam práticas conservacionistas de implantação de lavouras como o plantio direto, porém, com maior capacidade operacional na semeadura, menor demanda de mão de obra e de esforço humano, além de manter um baixo consumo de combustível.

    Na divisão Pesquisador, o trabalho reconhecido foi a Metodologia para o desenvolvimento de um dosador de manivas para plantadeira de mandioca, que tem como autor principal o engenheiro mecânico Juliano Mazute, do FIESC-SENAI, em cooperação com pesquisadores do CCT/UFSC, de Florianópolis (SC). O trabalho selecionado tem como objetivo desenvolver um mecanismo adequado à realidade das pequenas propriedades agrícolas. Esse projeto tem potencial para ser adaptado para o plantio de outras culturas. Além disso, trata-se de uma forma de racionalizar a mão de obra e de melhorar a qualidade do plantio, gerando maior produtividade.

    Em sua 33ª edição, o Prêmio Melhores da Terra busca incentivar o desenvolvimento sustentável, a inovação e a excelência do agronegócio, além de oferecer ao mercado a oportunidade de conhecer novos estudos acadêmicos e pesquisas focadas no setor agropecuário brasileiro.

    Sobre a Gerdau
    A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Post Top Ad

    ads

    Post Bottom Ad

    Info Drive