Header Ads

  • Últimas

    Famoso pela Operação Lava Jato, japonês da Federal é preso em Curitiba

    Famoso pela Operação Lava Jato, japonês da Federal é preso em Curitiba. Newton Ishii está na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A detenção atende a uma determinação da 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu



    O agente da Polícia Federal (PF) Newton Ishii, conhecido como ‘Japonês da Federal’, foi preso na terça-feira (7) e está detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, a detenção atende a uma determinação da 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

    Ishii foi condenado pela Justiça Federal por corrupção e descaminho. Ele e mais 19 policiais federais foram alvo da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR). Em março deste ano, ele teve um recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça, que manteve a sentença.

    Fama e polêmicas

    O ‘japonês da Federal’ ganhou notoriedade por aparecer nas fotos ao lado dos principais presos pela Lava Jato. Na esteira do sucesso, virou marchinha de sucesso no carnaval, máscara para a folia e até boneco de Olinda. Ishii também foi sondado por partidos políticos para eventual candidatura nas eleições de 2016, mas disse à Gazeta do Povo não ter interesse, por enquanto.

    Em janeiro deste ano, a Polícia Federal passou a utilizá-lo em mais operações. Segundo fontes na instituição, a intenção seria de que sua imagem fosse associada a um chamariz contra a corrupção. Em fevereiro, ele visitou a Câmara dos Deputados, sendo tietado por parlamentares para fotos.

    Além da condenação por contrabando e descaminho, o japonês também foi investigado em um inquérito da própria PF que apurou o vazamento da delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras e réu da Lava Jato.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine