Header Ads

  • Últimas

    Famoso pela Operação Lava Jato, japonês da Federal é preso em Curitiba

    Famoso pela Operação Lava Jato, japonês da Federal é preso em Curitiba. Newton Ishii está na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A detenção atende a uma determinação da 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu



    O agente da Polícia Federal (PF) Newton Ishii, conhecido como ‘Japonês da Federal’, foi preso na terça-feira (7) e está detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, a detenção atende a uma determinação da 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu.

    Ishii foi condenado pela Justiça Federal por corrupção e descaminho. Ele e mais 19 policiais federais foram alvo da Operação Sucuri, deflagrada em 2003 para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR). Em março deste ano, ele teve um recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça, que manteve a sentença.

    Fama e polêmicas

    O ‘japonês da Federal’ ganhou notoriedade por aparecer nas fotos ao lado dos principais presos pela Lava Jato. Na esteira do sucesso, virou marchinha de sucesso no carnaval, máscara para a folia e até boneco de Olinda. Ishii também foi sondado por partidos políticos para eventual candidatura nas eleições de 2016, mas disse à Gazeta do Povo não ter interesse, por enquanto.

    Em janeiro deste ano, a Polícia Federal passou a utilizá-lo em mais operações. Segundo fontes na instituição, a intenção seria de que sua imagem fosse associada a um chamariz contra a corrupção. Em fevereiro, ele visitou a Câmara dos Deputados, sendo tietado por parlamentares para fotos.

    Além da condenação por contrabando e descaminho, o japonês também foi investigado em um inquérito da própria PF que apurou o vazamento da delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras e réu da Lava Jato.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    ads

    Post Bottom Ad

    Info Drive