Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Prefeita se reúne com Feirantes da Pracinha da Savassi para discutir novo formato da Feira

Prefeita se reúne com Feirantes da Pracinha da Savassi para discutir novo formato da Feira. Na noite da última sexta-feira (20) a Prefeita de Santa Luzia, Roseli Pimentel se reuniu com 350 feirantes da tradicional feirinha da Praça da Savassi no bairro Palmital. 


Segundo informações publicadas no perfil oficial da prefeita no Facebook, a feira terá um novo formato onde as barracas serão padronizadas e os feirantes cadastrados. As Barracas foram doadas em uma parceria com o supermercados BH e o cadastramento dos expositores (feirantes) foi feito pela prefeitura. Roseli afirmou ainda que nada foi cobrado dos feirantes e que o cadastramento foi voluntário. A única exigência da Prefeitura foi que a praça seja conservada pelos feirantes (que não a destruam durante a feira) e que os mesmos só comercializem produtos e alimentos saudáveis (com data de validade em dia e em condições de serem consumidos). Um conjunto de normas foram discutidas com os feirantes e ambas as partes (prefeitura e comerciantes) assinaram um termo de compromisso.

Antes de fechar acordo com a prefeitura, os feirantes assistiram a uma palestra dada pela vigilância sanitária da cidade sobre segurança alimentar e conservação de alimentos e a partir de agora terão assessoria do Sebrae, tornando os barraqueiros (feirantes) microempreendedores.

Reivindicação antiga

A Praça da Savassi passou por sua segunda revitalização desde que foi inaugurada, porém desta vez ela foi completamente remodelada. A profissionalização dos barraqueiros é uma reivindicação antiga dos comerciantes da praça, promessa do ex prefeito Dr Gilberto e de Calixto. Ambos prometeram um projeto para os feirantes e ambos não cumpriram seus compromissos. Um documentário que conta a história do Bairro palmital mostra a vontade dos feirantes de tornar a feirinha um produto cultural da cidade, e quem sabe agora ela não deslancha (pelo menos para os comerciantes).

A feirinha da praça da Savassi conta com expositores de várias partes da RMBH e já foi até tema de exposição no exterior através de artistas locais. Uma das principais reclamações de alguns feirantes é a falta de organização da feira onde locais fixos não são respeitados e a violência tem sido um atrativo de desestímulo de pessoas de outros bairros a integrar em uma das maiores feiras populares da RMBH.

Polêmica

Apesar da boa notícia para os feirantes, da reunião e da promessa de melhora, muitos moradores do palmital estão desconfiados. A praça está linda, mas a falta de segurança tem trazido bandidos de volta à praça, fato este foi o assassinato em plena luz do dia de uma mulher na própria praça. Outro fato que tem trazido preocupação é sobre o novo modelo. Com o cadastramento de feirantes a identidade da feira pode ser perdida, um vez que a Feira da Praça do palmital é democrática pelo fato de ser a única feira a céu aberto da RMBH em que todos podem expor seus produtos livremente. talvez seja este o atrativo maior da feira e sua identificação com a famosa feira de acari do rio de janeiro. Mc batata até dizia "ele disse que na feira por um preço de um bujão, eu comprava a geladeira, as panelas e o fogão. Tudo isso tu encontra numa rua logo ali, é facinho de achar é lá na feira de acari."



Mais Informações

Postado por Moderador às 18:14. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 18:14. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Prefeita se reúne com Feirantes da Pracinha da Savassi para discutir novo formato da Feira"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade