Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Coi não cancelará as Olimpíadas do rio devido a epidemia de Zika Vírus

Comitê Olímpico Internacional não vê justificativa para impedir que o evento aconteça.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) rejeitou o apelo feito por cerca de 150 especialistas em saúde pública para adiar, mover ou até mesmo cancelar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em função da ameaça representada pela epidemia de zika vírus, que pode, em teoria, se transformar em um problema de escala mundial.

O painel de cientistas escreveu uma carta aberta à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Comitê Olímpico Internacional (COI,) expressando a sua preocupação sobre o perigo representado pelo vírus, associado à microcefalia em bebês. Os especialistas recomendaram no documento que os Jogos Olímpicos deveriam ser movidos ou adiados "em nome da saúde pública", em função da ameaça que o zika representa para os cerca de 500 mil turistas e os 18 mil competidores que virão ao Brasil para as Olimpíadas.

Jogos Olímpicos mantidos
Mesmo com o apelo dos especialistas, a OMS alegou que não há razão para atrasar, mover ou cancelar os Jogos Olímpicos – opinião partilhada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, "com base na avaliação atual do zika vírus circulando em quase 60 países em todo o mundo, e em 39 nas Américas, não existe qualquer justificativa de saúde pública para adiar ou cancelar os Jogos".

O órgão acrescentou ainda que a melhor maneira de reduzir o risco de contrair a doença é seguir conselhos de saúde pública durante a viagem e a estadia no Rio de Janeiro. Como exemplo de um cuidado a ser tomado, a OMS recomenda que mulheres grávidas ou que pretendem gravidar em breve evitem áreas onde o zika vírus é prevalente.

Amir Attaran, um dos coautores da carta direcionada à OMS e ao COI, disse à agência de notícias britânica Press Association que os Jogos Olímpicos correm o risco de se tornarem "as Olimpíadas do dano cerebral" se forem mesmo realizadas conforme o calendário oficial.

O medo de Attaran e dos outros especialistas em saúde é que os cerca de 500 mil turistas estrangeiros esperados no Rio teriam a possibilidade de contrair e espalhar o zika vírus pelo mundo todo, levando a doença para áreas que não teria alcançado se não fosse por causa das Olimpíadas.

No entanto, a OMS declarou à rede BBC de Londres que suspender ou mover as Olimpíadas para outro lugar "não modificaria significativamente" a propagação do vírus.

Mais Informações

Postado por Moderador às 22:20. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 22:20. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Coi não cancelará as Olimpíadas do rio devido a epidemia de Zika Vírus"

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade