Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Cidade do Piaui implanta moeda própria e não tem registros de assaltos há mais de um ano

A Vereadora Emilia Alves de Santa Luzia foi piada entre seus colegas e nas redes sociais ao sugerir um ante projeto de Lei para a Criação da Moeda "Mega", em homenagem ao Ex Prefeito Carlos Calixto e agora uma pequena cidade do Piaui vira noticia nacional ao implantar esta idéia.



Uma pequena cidade no interior do Piauí, São João do Arraial, foi destaque no Jornal Nacional desta segunda-feira (16/05) por ter desenvolvido uma característica peculiar em sua economia: a utilização de uma moeda própria, o cocal.

O município, que tem cerca de 7 mil habitantes, utiliza o cocal para tudo – e só lá ele pode circular – servindo para fazer compras, receber o Bolsa Família, empréstimos e qualquer tipo de negócio.

“A moeda é segura porque é inclusive aprovada pelo Banco Central e para cada cocal circulando no nosso município, nós temos R$ 1 no banco dos cocais”, afirmou o controlador do município, João Alves da Cruz.

O motivo principal para a criação da moeda foi o fato de que, há oito anos, não existia nenhuma agência bancária na cidade. Isso fazia com que os moradores precisassem ir até outro município para utilizar os serviços bancários, dificultando bastante as transações econômicas.

Atualmente, o cocal representa 30% do dinheiro circulando na cidade e o real 70%.

Um fator indireto com a adoção da nova moeda foi a diminuição dos assaltos. Segundo a polícia local, não tem assaltos na cidade há mais de um ano. A polícia acredita que o novo dinheiro chama menos atenção dos bandidos.

ENTENDA O PROJETO DA VEREADORA EMÍLIA ALVES:



Um anteprojeto de Lei apresentado na última semana causou estranhamento e revolta nas redes sociais.
Carlos Norris

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e combater as desigualdades sociais, além da geração de emprego e renda, o anteprojeto de lei 22/2014 sugere a criação de um Banco comunitário popular de santa luzia através de parceria com a iniciativa privada e a prefeitura.

Além da criação do "Banco" o projeto prevê a criação de uma moeda própria, e pasmem, a sugestão é que ela seja batizada como "MEGA", uma alusão à empresa do prefeito de Santa Luzia, Carlos Calixto, Mega Space.

O projeto visa instituir o Programa Municipal de desenvolvimento econômico e social de santa luzia.

Mais Informações

Postado por Moderador às 10:24. Marcadores , , , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 10:24. Marcadores , , , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Cidade do Piaui implanta moeda própria e não tem registros de assaltos há mais de um ano"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade