Header Ads

  • Últimas

    "Lula ministro é golpe de Estado", diz cientista político

    O cientista político Roberto Romano qualificou como "golpe" a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff (PT).



    "Lula ministro, ele será o presidente de fato e Dilma será a presidente de direito, e isso se chama golpe de Estado. Chama-se usurpação de autoridade. É um golpe palaciano", acusou, em conversa com o portal Uol.

    Segundo Romano, o golpe, no caso, se configura porque se retira o poder de fato da autoridade investida pelo povo, eleitoralmente, para transferi-lo a outra figura.

    Romano, que é professor de ética e política da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), acredita que essa saída, para dar suporte ao governo Dilma, não seja serena nem prudente e se mostra "própria de desesperados".

    Para o professor, no xadrez político de agora, o PT age como se o jogo acontecesse exclusivamente dentro do palácio e não considera fatores externos decisivos, como a pressão social pelo impeachment nas ruas e o avanço das investigações da Operação Lava Jato, conduzidas pelo Ministério Público Federal. "Lula ministro pode ser o xeque-mate no governo."

    Sem foro privilegiado?
    Ao assumir o ministério e, assim, obter foro privilegiado e só ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) também poderá ser motivo de contestação, na opinião do professor da Unicamp. "A nomeação de alguém para escapar de uma ação penal é administrativamente um ato nulo. O subterfúgio é evidente", analisa.

    Para Romano, a nomeação de Lula é um ataque virulento aos juízes de primeira instância de todo o país, e não só ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. "Quer dizer então que Lula acredita que só os juízes do STF são isentos?"

    O estudioso avalia o movimento geral por Lula ministro de "fuga para cima", que revela o distanciamento a que chegou o PT e o governo Dilma das bases sociais que o apoiam.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine