Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Inauguração de UMEIS e Vagas na rede Municipal garantem parte do Cumprimento de determinação do Governo Federal

Inauguração de UMEIS e Vagas na rede Municipal garantem parte do Cumprimento de determinação do Governo Federal. 



Segundo a prefeitura o trabalho não termina ai. Se a prefeita for reeleita a idéia é construir novas UMEIS para suprir a demanda e ter 100% das crianças da cidade na pré escola, como manda a orientação do Governo federal através do Ministério da Educação. As primeiras unidade foram construidas no Conjunto Cristina, Industrial Americano, Padre Miguel e Frimisa. Com a inauguração das 05 UMEIS, agora em março, além das nossas crianças de 04 e 05 anos, as de 04 meses a 03 anos também terão vaga na rede municipal.


Segundo a Prefeitura este é apenas o primeiro passo para a adequação da cidade às novas Normas do Governo federal. Mesmo com as poucas unidades abertas, asanta luzia ainda está mais avançada (neste quesito) que outras cidades da Região metropolitana da Capital.

O Nº de vagas é reduzido devido a normas impostas pelo Ministério da educação que visam trazer conforto e qualidade às crianças atendidas, impedindo assim superlotação das unidades. Há de se frisar que a prefeitura recebe do governo federal por criança atendida no programa,
portanto seria interessante usar o método "quanto mais melhor", porém isto criaria um problema para a administração e qualidade de ensino para estas crianças.

Há alguns meses a prefeitura abriu processo de contratação de profissionais para atuarem nestas UMEIS, porém o processo não tratava de concurso público, como divulgamos erradamente, mas de uma seleção de profissionais qualificados para atuarem nestas pré escolas. Muitos dos profissonais foram selecionados e já estão atuando nas unidades que receberão as crianças da cidade.

A inscrição para as UMEIS aconteceu no Mês passado em uma segunda chamada, já que haviam sido feitas outras duas seleções anteriores, devido a este fato algumas vagas já haviam sido selecionadas, ficando nesta terceira ou segunda a oportunidade para os que não foram selecionados anteriormente.



Com a construção das UMEIS a prefeitura atende, mesmo que parcialmente a exigência do governo federal que determina que pais que tenham crianças com idades entre 4 e 5 anos devem matricular seus filhos na pré escola. A vaga deveria ser garantida a todos que fizessem a inscrição, porém o ex prefeito carlos calixto recursou recursos para a construção de 3 novas UMEIS o que poderia ajudar em muito na defasagem de vagas na cidade.



Ao contrário de BH, onde "teoricamente" a demanda é menor, santa luzia inda sofre com uma média demanda para a educação infantil.



Nas redes sociais várias mães reclamaram do processo seletivo, e algumas declararam que houve confusão em algumas escolas da rede municipal onde a cadastro foi feito. As que tiveram a oportunidade de ter os filhos matriculados ficaram satisfeitas com a estrutura das UMEIS, as que não conseguiram ficaram irritadas com o processo e revoltadas, questionaram a idoneidade do processo.


De qualquer forma Roseli está conseguindo fazer o que Calixto não fez em três anos, colocar as UNEIS para funcionar e atender a resolução da Secretaria de Educação.

OBSERVAÇÃO: A maioria das vagas foi destinada a famílias inclusas no Bolsa família ou programas sociais do governo. Se sua família não está inclusa, a sua vaga vai depender de disponibilidade.

Fotos: Prefeitura de Santa Luzia

Mais Informações

Postado por Moderador às 11:17. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 11:17. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Inauguração de UMEIS e Vagas na rede Municipal garantem parte do Cumprimento de determinação do Governo Federal"

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade