Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Enfermeiro pode receitar e medicar em PSF? Entenda a polêmica em torno de pronunciamento na Câmara

Enfermeiro receita e medica em posto de saúde. Moradora do bairro nossa senhora das graças interrompeu a reunião ordinária desta terça-feira dia 01 de março para denunciar que um enfermeiro está prescrevendo e medicando pacientes no PSF de seu bairro.


Segundo a paciente Kelen do Posto Nossa Senhora das graças no bairro de mesmo nome, o enfermeiro Joilson da unidade veio examina-la que sofre de renite crônica e ele mesmo prescreveu a receita, o que é permitido pelo conselho regional de medicina e onde existem protocolos assinados por médicos para suprir carências de profissionais e para casos específicos.

Segundo cartilha do próprio SUS a prática é comum em postos do sistema Saúde para Família do governo federal (PSF'S). Segundo a usuária o enfermeiro a examinou, prescreveu um antibiótico e levou até a médica de Nome Camila para carimbar a receita. Em seguida a receita foi entregue à paciente que foi orientada a voltar para casa.

Enfermeiros do PSF (Programa saúde da família) podem receitar alguns medicamentos (anti-piréticos, analgésicos, alguns antibióticos, anti-inflamatórios etc), pois são profissionais que estudam farmacologia e terapêutica. porém estes profissionais não podem fazer diagnósticos médicos, ou seja, não podem receitar medicamentos para controle de algumas doenças que necessitam de um diagnóstico mais apurado (de atenção de um especialista). Enfermeiros também podem aplicar medicamentos sem indicação médica em situação de risco iminente (situações em que o paciente está à beira da morte e não há médico disponível. Se o profissional souber qual o medicamento aplicar, pode faze-lo sem autorização médica).

Não se esqueçam que os enfermeiros também estudam farmacologia e terapêutica. Em países como os EUA, Canadá, Japão, Suécia, Noruega, Austrália os enfermeiros receitam medicação sem o doente nunca ver um médico... A enfermagem é uma profissão a evoluir.

Pelo pronunciamento, parece que a usuária foi orientada por algum parlamentar a denunciar a prática que sempre foi corriqueira nos postos de saúde da cidade, ainda mais agora que a prefeita está trabalhando em prol de suas bases politicas. Vários vereadores se prontificaram a investigar a situação que alguns acharam absurda (claro, não entendem nada de procedimentos médicos) e pode ocorrer da cidade ficar sem um enfermeiro e uma médica, por uma jogada politica. O que mais me chamou a atenção no pronunciamento foi que a vereadora Luiza do Hospital, teoricamente uma sabedora das "rotinas" médicas ficou caladinha, não disse nada, ela que é tão faladeira e crítica dos serviços públicos.

Mais uma vez a "imprensa" espalhou polêmicas sem apurar os fatos.



Mais Informações

Postado por Moderador às 22:22. Marcadores , , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 22:22. Marcadores , , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

1 comentários for "Enfermeiro pode receitar e medicar em PSF? Entenda a polêmica em torno de pronunciamento na Câmara"

  1. GOLPE POLITICO E VONTADE DE APARECER!!!!!!!!!!!!!!

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade