Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Países congelam produção de petróleo para empurrar alta do preço de Combustível

Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar decidiram nesta terça-feira em Doha congelar sua produção de petróleo aos níveis de janeiro, para estabilizar os preços, depois da queda dos últimos meses.



A medida, anunciada após uma reunião ministerial destes quatro países em Doha, provocou imediatamente um aumento do preço do barril.

"Com o objetivo de estabilizar os mercados petrolíferos, os quatro países decidiram congelar a produção ao seu nível de janeiro, desde que os outros grandes produtores façam o mesmo", declarou aos jornalistas o ministro catariano do Petróleo, Mohamed Saleh al Sada.

A iniciativa se propõe a "estabilizar o mercado, no interesse não apenas dos produtores e exportadores de petróleo, mas também da economia mundial", acrescentou.

Os países da Opep e os que não são membros do cartel (como é o caso da Rússia) manterão contatos intensivos para implementar o acordo, disse Saleh.

O anúncio provocou um aumento imediato das cotações do combustível.

No fim da manhã, o Brent do mar do Norte para entrega em abril era negociado a 33,89 dólares o barril, em alta de 50 centavos.

O "light sweet crude" (WTI), com entrega em março, subia 35 centavos, a 29,79 dólares.

O ministro saudita, Ali al Nuaimi, afirmou que o acordo constituía "o início de um processo que avaliaremos nos próximos meses, para decidir se são necessárias outras medidas para estabilizar o mercado".

"Não queremos variações de preços importantes. Não queremos cortar a oferta. Queremos responder à demanda e estabilizar os preços" nos mercados internacionais, ressaltou.

O preço do barril caiu 47% em 2015 em relação ao ano anterior e mais de 70% em comparação com junho de 2014, chegando a ser cotado neste ano abaixo dos 30 dólares.

A queda se deve em boa parte à estratégia da Opep (Organização de Países Produtores de Petróleo), e em particular da Arábia Saudita, que produz a um ritmo acelerado, para tirar do mercado os produtores de petróleo e gás de xisto nos Estados Unidos.

Também se explica pela desaceleração da China, que vinha desempenhando um papel de motor da economia mundial.

Via Yahoo

Mais Informações

Postado por Moderador às 13:43. Marcadores , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 13:43. Marcadores , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Países congelam produção de petróleo para empurrar alta do preço de Combustível"

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade