Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Submundo dos Trolls Políticos manipulam a informação em busca de lançar candidatos na cidade

O Submundo das Gangues virtuais no Facebook vem ganhando cada vez mais força na internet nos últimos anos com a popularização da rede social. A falta de controle e o "jeitinho Brasileiro" tornam quase impossível o rastreamento das chamadas "Pragas virtuais" que infestam grupos e páginas de políticos e notícias nas Redes sociais da cidade. 



Assim como acontece em todo o Brasil quando Gangues virtuais atacam celebridades em Busca de "Chamar a atenção", estes Trolls também encontraram uma forma de "Se fazer notar" também na cidade de Santa Luzia. Os ataques começaram durante a campanha para prefeito em 2012 e de lá pra cá os ataques se tornaram mais frequentes e elaborados. Grupos são formados para difamar a imagem de um político (em geral desafetos) ou mesmo de algum membro de destaque na mídia da cidade.

Estes Trolls utilizam-se de todo tido de coação. Quando encontram grupos políticos onde os membros estão dispostos a acalouradas discussões, se reúnem e começam a atacar defensores do que são contrários aos seus "ideais". Muitos destes Trolls são políticos ou assessores, mas existem cabos eleitorais, amigos de políticos ou mesmo algum desempregado em busca de alguma "oportunidade" profissional. Não importa o quão "boçal" é o assunto, toda postagem é motivo para ofensas.

O ex Prefeito de Santa Luzia, Carlos Calixto foi uma das vítimas destes Trolls nas redes sociais. Durante a campanha para sua reeleição ele foi duramente atacado pelo simples fato de ter vários processos administrativos (em sua maioria movido por ex funcionários) durante seu último mandato. Alguns dos processos foram movidos por um de seus aliados, mérito que calixto colecionava a cada eleição (ter traíras infiltrados em suas gestões). "Ficha suja" foi um dos focos dos adversários do ex prefeito e marca que levou junto consigo até sua morte no mês passado.

Os trolls não respeitam contra argumentos, não dialogam ou debatem com seus adversários, só atacam. Não aceitam qualquer tipo de justificativa, argumento ou prova. Para um Troll, só ele tem razão, só ele conhece a verdade, só ele pode falar. Quando se sente ameaçado, entra em contato com seu desafeto e faz ameaças, ou denuncia seu oponente tanto na rede social como juridicamente. A maioria dos Trolls que atuam na cidade são covardes e se escondem atrás de fakes (perfis falsos criados unicamente para difamar seu oponente, seja politico ou não) e defendidos ou apoiados por perfis verdadeiros dos idealizadores dos ataques.

O Objetivo de um troll é criar desordem, seja por ofensas, injúrias, destiladas através de textos recheados de ódio ou provas falsas no intuito de difamar a imagem de alguém para colocar outra figura em seu lugar.

A grande maioria dos trolls não obtém êxito em sua jornada pelo fato de agir isoladamente, porém existem trolls que se deram bem nos últimos anos e conseguiram virar assessores de vereadores, políticos ou até conseguir cargos públicos na cidade. Outros se ingressaram na mídia, no jornalismo e se tornaram porta vozes de várias pessoas. Muitos estão voltando com o início do processo eleitoral e agora munidos de novas armas e mais organizados.

Há grupos especializados na rede social da cidade onde os trolls se instalam e utilizam de todas as armas para ganhar espaço na mídia de santa luzia. O perfil de Troll Luziense difere do troll costumeiro do Facebook. Em sua maioria os trolls são jovens, dotados de alguma tecnologia e nenhum respeito pelo semelhante. Estão na rede unicamente para chamar a atenção, organizados em grupos e chefiados por bandidos virtuais. Em Santa Luzia os trolls já possuem certa idade, são em sua maioria pessoas ligadas à politica ou a pré candidatos ou que tem interesses políticos (se candidatar a cargo eletivo ou público) ou mesmo chamar a atenção para sí mesmo ou para algum conhecido. Utilizam-se de boatos, citações ou antigos artigos (em sua maioria sensacionalistas) para atacar seus oponentes e chamar a atenção para sí. Há também aqueles que saem pelas ruas da cidade em busca de buracos, acidentes, lotes particulares sem capinas ou algo que tenha apelo pessoal para galgar curtidas e engrossar seu "coro" de defensor das causas da maioria. Costumam gravar vídeos ou tirar fotos para ilustrar estas supostas "denúncias". Na maioria das vezes as informações mais importantes são omitidas, ficando apenas o que pode causar mais polêmica, o que chama mais atenção.

Os chamados "Ratos da rede" estão cada vez mais organizados e mais agressivos, fato este que tornaram o ex prefeito uma vítima de sí mesmo. Calixto vivia quase que o dia inteiro enfurnado dentro da prefeitura e comandava o executivo quase que completamente sozinho e mesmo fazendo um bom trabalho na administração pública, pagando contas e adiantando salários, desconfiava de tudo e de todos.

Para um troll não importa se o prefeito estava fazendo um bom trabalho, para o troll, quem não concorda com ele ou não cede a suas exigências é inimigo, representa uma ameaça. Ele ataca qualquer um que não concorda com seus argumentos, não importa se é idoso, jovem, politico ou não. Todos são ofendidos da mesma maneira e sempre com palavras e frases de baixo calão. Quando se sentem ameaçados, desaparecem ou ameaçam processar o agressor. Quando não conseguem o que desejam, ofendem e partem para a agressão gratuita. Um troll não ouve, ele simplesmente fala e quer ser ouvido a todo custo. Se é contrariado promove uma campanha com outros trolls para desestabilizar o agressor, seja dizendo que ele é vendido ao sistema, que ele recebe dinheiro para defender suas idéias e que ele é apenas um defensor da moralidade e tem o dever de combater aqueles que não concordam com seus argumentos.


No submundo dos trolls politicos, toda agressão gratuita é uma tentativa de substituição em benefício próprio, pois antes de ter argumentos, os trolls trabalham em prol de candidaturas, de defesa de politicos que não tem condições de bancar uma campanha boca a boca, não tem como mostrar seu trabalho.

Mais Informações

Postado por Moderador às 11:43. Marcadores , , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 11:43. Marcadores , , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Submundo dos Trolls Políticos manipulam a informação em busca de lançar candidatos na cidade"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia