Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Por que o Facebook, WhatsApp e Google são grátis?

Se você faz parte dos quase 90% dos brasileiros que possuem celular Android ou que utilizam serviços do Google, ou então dos quase 99% dos brasileiros que acessam a internet e utilizam serviços de empresas como Microsoft, Apple e Facebook, incluindo seus derivados como Gmail, WhatsApp, Instagram e etc, gostaríamos de explicar o porquê desses esses serviços serem grátis, e também o motivo ao qual você nunca pagará por eles.



Simples: você é o produto.
Todas as informações trafegadas por esses serviços são utilizadas por diversas instituições para fins políticos e comerciais, além, claro, da vigilância governamental. A gigantesca massa de dados que passa por eles são importantíssimas e, hoje, imprescindíveis para esses grupos que as analisam, a fim de determinar seus planos de ações futuras e, por exemplo, na criação de anúncios direcionados: aqueles que você terá maior chance de comprar.
A essa técnica dá-se o nome de 'Mineração de Dados'.
A utilização desta massa de dados, no entanto, vai muito além do âmbito comercial. Em tempos onde a democracia representativa encontra-se cada vez mais determinada na defesa de interesses dos grandes detentores de capital, a utilização desses dados tem se mostrado como importantíssima e extremamente imprescindível ferramenta na análise e direcionamento de mensagens e direcionamentos políticos.
Recentemente, a imprensa vazou um experimento interno do Facebook que 'filtrava' a sua time line com posts apontados como 'tristes' por algoritmos internos da empresa, e então, através da análise do seu relacionamento com eles, tiveram êxito em moldar o humor dos indivíduos desse grupo, tendo eles também demonstrado comportamentos relacionados como 'tristes' em seu cotidiano. Essa descoberta só evidenciou algo que todos nós sabemos que acontece na internet. As grandes empresas de tecnologia que fornecem serviços sociais e de comunicação, aparentemente inofensivos, escondem, na verdade que estão, cada vez mais, reunindo um potencial enorme de manipulação tão profunda em cidadãos dos mais diversos países a ponto de literalmente terem o poder de mudar o seu humor. Sua preferência política, então? Fichinha...
E como isso pode ser prejudicial para nós, produtos comercializados por essas gigantes?
Simples: grupos políticos ou até mesmo privados que tenham interesses políticos em determinadas regiões podem, através da Mineração de Dados, analisar, estudar e então criar formas e planos comunicativos a fim de moldar essa opinião pública, além de poderem, também, utilizar a simples análise dos assuntos mais comentados e suas respectivas reações, para então moldar discursos e ganhar mais seguidores que nas próximas eleições podem se tornar seus eleitores. Tristeza, empolgação, alegria, esperança, reações possíveis de serem identificadas para então moldar a abordagem como elas serão tratadas por aqueles que querem te manipular.
Técnicas de comunicação em massa nas redes sociais são difundidas por redes de robôs ou até mesmo pessoas contratadas cujo objetivo é criar informações falsas, moldadas a partir da análise da massa de dados adquiridas através da Mineração. Mentiras são tidas como verdades pois são compartilhadas milhares de vezes. Mensagens satíricas e memes são criados quando a massa aponta que para aquele assunto as pessoas tendem a interagir mais quando estão felizes. Textos formais e de fonte críveis são utilizados quando percebe-se que o acolhimento daquele assunto é maior sob uma perspectiva mais séria.
As possibilidades são infinitas, e quanto mais usamos essas ferramentas, mais eles podem nos manipular.
Trataremos esse assunto novamente em breve, e, por hora, deixamos aqui uma breve demonstração dos dados que o Google armazena a seu respeito, e que se dão ao trabalho de lhe informar:

Anonymous
[HISTORICO DE LOCALIZAÇÃO]
Conferir no Google Maps todos os locais em que você esteve, por quanto tempo ficou em cada um deles e todas as distãncias percorridas:
https://www.google.com/maps/timeline
[ATIVIDADE NA WEB E DE APPS]
Conferir suas pesquisas anteriores e o conteúdo que você procurou no Google Chrome e em outros aplicativos:
https://history.google.com/history
[ATIVIDADE DE VOZ E ÁUDIO]
Conferir as entradas de voz e áudio que você enviou para o Google
https://history.google.com/history/audio
[INFORMAÇÕES DO DISPOSITIVO]
Confira seus contatos, aplicativos e outros dados do dispositivo enviados para o Google
https://history.google.com/history/device
[HISTÓRICO DE EXIBIÇÃO DO YOUTUBE]
Conferir vídeos do YouTube a que você assistiu
https://history.google.com/history/youtube/watch
[HISTÓRICO DE PESQUISA DO YOUTUBE]
Conferir suas pesquisas anteriores no YouTube
https://history.google.com/history/youtube

Fonte: Anonymous

Mais Informações

Postado por Moderador às 20:43. Marcadores , , , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 20:43. Marcadores , , , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Por que o Facebook, WhatsApp e Google são grátis?"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade