Header Ads

  • Últimas

    Cemig tem contrato de concessão prorrogado por mais 30 anos

    Os contratos de concessão de distribuição de energia elétrica pela Cemig foram prorrogados por mais 30 anos, a partir de 1º de janeiro de 2016. O quinto termo aditivo firmado entre a empresa e o Ministério de Minas e Energia foi publicado na edição do Diário Oficial da União da última quinta-feira (24). A Companhia tem, portanto, autorização para o fornecimento do serviço até o ano de 2046.


    Em setembro deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) julgou procedente a renovação das concessões de 39 empresas, entre elas a Cemig. A prorrogação, ao invés da abertura de novas licitações, foi autorizada com base na situação econômica do país. De acordo com os ministros do TCU, a realização de novos licitações certames traria riscos maiores à continuidade dos serviços e à própria segurança energética do que a prorrogação.

    A renovação das concessões está vinculada ao cumprimento de requisitos de qualidade na prestação do serviço. Tanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto o próprio TCU vão fiscalizar se as empresas estão cumprindo os requisitos de qualidade que serão determinados pelo ministério e pela própria agência.

    Caso a empresa passe dois anos consecutivos ou cinco anos alternados sem cumprir as determinações, perde a outorga. Procurado pelo Hoje em Dia, o Ministério de Minas e Energia não informou quais são os requisitos de qualidade que devem ser cumpridos pela Cemig.

    Nenhum comentário

    Sejam Bem vindos ao Vitrine! Todos os comentários são de inteira responsabilidade de seu autor. Não aceitaremos mais comentários anônimos. Caso queira dar sua opinião tenha uma conta no Google.

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Rádio Vitrine Santa Luzia

    Post Bottom Ad

    Política no Vitrine