Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Minas Gerais em alerta! PM avisa moradores que terceira barragem está trincada

Alerta e pedido de socorro de moradores das regiões afetadas pela tragédia em Minas Gerais e regiões que correm riscos de novos desastres.



De Luciana Gasparini - "Queridos amigos, péssima notícia. A terceira barragem de Mariana teve barreira de sustentação trincada. O volume de lama lá é infinitamente maior do que o que desceu até agora. Se romper, Minas Gerais está ferrada. Rezemos muito! Buscas foram suspensas agora em Mariana, pessoal sendo retirado de lá sob risco de novo acidente. São 3 barragens em uma! São Germano é a maior e está trincando também! Não estão divulgando adequadamente por motivos diversos! Mas a dimensão desse acidente é pior que a tsunami do Japão. É uma massa de terra poluída com minério que está viajando a 60km/h destruindo tudo pela frente. E já viajou neste momento 500km. Já matou três rios, inclusive o Rio Doce! Vai acabar com em torno de 3000km do litoral do Espírito Santo! Imagina um carro andando a 60km/h, agora imagina que ele é uma montanha de lama de um tamanho descomunal que já viajou 500km em uma semana! Agora imagina uma coisa 5x maior! É a barreira de São Germano! Se estivesse virada pro outro lado, Ouro preto já tinha sumido do mapa e metade de BH também! No caminho dela estão vários distritos, lugarejos que vão ser riscados do mapa! Os jornais não estão falando nada! Estão dando a impressão de que foi um acidentinho qualquer! Se fosse em outro país a cobertura seria massiva, mas é em Minas né, e no esquecido Espírito Santo... Estados que parecem ser de segunda categoria, que nem" merecem "aparecer na mídia! Valadares está sem água... Os peixes já morreram... Agora serão as pessoas? Não está tendo água nem pra comprar! Já que somos invisíveis para os telejornais nacionais, utilizemos as redes sociais para que todos saibam que Minas e o ES pedem socorro!"

Facebook

Um vídeo gravado pela repórter Valquíria Lopes, do portal UAI, e divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um policial militar informa aos moradores de Bento Rodrigues, em Mariana, na região central do Estado, que a barragem de Germano apresenta trincas. Na gravação, o PM alega que o acesso ao distrito será totalmente fechado. O bloqueio ficará a cerca de 10 km do local, na entrada para a cidade de Santa Rita Durão. Ainda conforme o militar, as buscas pelos desaparecidos serão temporariamente suspensas pelo Corpo de Bombeiros.

O distrito foi devastado pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, na última quinta-feira (5). Até o momento, seis corpos foram resgatados e 21 pessoas permanecem desaparecidas. Quatro vítimas já foram identificadas por familiares. Agora, a preocupação está sobre a condição da barragem de Germano, que fica logo atrás do local da tragédia. No vídeo, o militar diz que a mineradora Samarco, responsável pela estrutura, está fazendo uma nova parede de sustentação para evitar mais estouros.

— A barragem está trincada e a empresa já está fazendo outra parede lá para segurar a água. A gente agora tem que ver a vida humana. Se eu permitir que alguém desça lá, pode não voltar. Nós temos uma última equipe dos bombeiros que está terminando de fazer um pente fino com os cachorros, mas se houver algum problema, o helicóptero está lá para resgatar eles. A gente não pode permitir que vocês desçam, nem a gente pode descer lá por conta disso.

Medidas

O governo de Minas informou na manhã desta quarta-feira (11) que está sendo feito um replanejamento das buscas e que, "possivelmente, algumas famílias, por medida de segurança, serão realocadas". Essa realocação seria de moradores dos arredores da barragem de Germano.

Ainda conforme o governo do Estado, a mineradora está realizando uma intervenção no dique desta barragem. No entanto, não foi confirmado se ela apresenta algum problema ou risco de rompimento. A informação do replanejamento da operação de buscas foi confirmada pelo major do Corpo de Bombeiros, Rubem Cruz. Ele informou ainda que a possibilidade de evacuação da região existe em razão do risco das intervenções na barragem.

Na noite de terça-feira (10), outra nota divulgada pelo governo do Estado pedia que a população evitasse a área das barragens após um novo tremor de terra, de magnitude de 2,1 graus na Escala Richter, ter sido registrado na região pela manhã. O governo também pediu que a Samarco elabore um diagnóstico mais apurado sobre a situação da barragem Germano.

Já a mineradora informou que iniciou nesta quarta-feira (11) intervenções nas estruturas que restaram das barragens de Fundão e Santarém e também na barragem de Germano, em Mariana, na região central de Minas Gerais. A empresa também desmentiu os boatos de rompimento ou de trincas nesta última barragem.

Na última quinta-feira (5), quando houve o rompimento das duas barragens, seis tremores de terra com intensidades entre 2.0 e 2.6 graus na Escala Richterforam registrados próximo a Mariana e Ouro Preto. A informação foi confirmada pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo). Até o momento, não se sabe se há alguma relação entre os tremores e o rompimento das barragens.

Fonte: R7

Mais Informações

Postado por Moderador às 22:41. Marcadores , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 22:41. Marcadores , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Minas Gerais em alerta! PM avisa moradores que terceira barragem está trincada"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade