Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

Trustes Ianques incendeiam Frigorífico de Santa Luzia



Belo Horizonte 25 de Agosto de 1955

Vem Levantando viva indignação na opinião pública deste estado o incêndio criminoso do frigorífico frimisa, na cidade de santa luzia. Este Frigorífico, construido por uma empresa de capitais mistos do estado e de particulares nacionais, seria o maior do país e sua construção, desde o início, encontrou veemente oposição das impresas imperialistas de industrialização da carne, notadamente do Truste Ianque que Swift.

INCÊNDIO CRIMINOSO

O incêndio do frigorífico frimisa verificou-se no domingo, às 8 horas da manhã. O fogo lavrou durante 48 horas, destruindo grande parte das instalações, causando prejuízo calculado em 200 milhões de cruzeiros. O frigorífico, cuja construção foi promovida pelo governo do Sr Juscelino Kubitscheck, já estava quase totalmente concluído.
A Polícia Mineira, investigando o sinistro, conseguiu localizar com facilidade o autor material do incêndio, que é o vigia das obras José Ribeiro dos santos. Este confessou haver recebido 10 mil cruzeiros para atear fogo ao frigorífico.

UM FUNCIONÁRIO DO ANGLO

Quem lhe forneceu os 10 mil cruzeiros? A polícia Mineira mantém em sigilo suas declarações.

Mas a Reportagem já apurou que, entre os envolvidos no plano intelectual da sabotagem, encontra-se o engenheiro austríaco Joseph Buchepka. Este engenheiro foi durante muito tempo funcionário da Cia. Frigorífico Anglo, onde recebia salários mensais de 15 mil cruzeiros. Recentemente passara a trabalhar para Frimisa, com um salário de somente 8 mil cruzeiros.

Maiores suspeitas acumularam-se sobre o referido engenheiro, quando a polícia, em investigações, apreendeu na sua residência um relatório completo sobre a eletrificação de todo o consjunto da Frimisa, desde a câmara frigorífica até o Matadouro. E por cima - o relatório, provavelmente uma cópia do que foi enviado aos verdadeiros idealizadores da sabotagem - estava escrito em inglês.



EVIDENTE A SABOTAGEM

Qualquer que sejam os resultados do inquérito que prossegue em rigoroso sigilo, uma coisa já está patenteada para a opinião pública: O incêndio do frigorífico de Frimisa foi sabotagem preparada pelos frigoríficos Imperialistas.

Texto extraído integralmente do Jornal Imprensa Popular datado de Quinta-feira 25 de Agosto de 1955 Ed nº 1.589

Mais Informações

Postado por Moderador às 11:21. Marcadores , , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 11:21. Marcadores , , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "Trustes Ianques incendeiam Frigorífico de Santa Luzia"

Leave a reply

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade