Headlines
Título do Artigo:
Escrito por Moderador

60 anos depois Frigorifico volta a pegar fogo em Santa Luzia

O Frigorífico Frimisa, onde hoje está instalado o centro administrativo da Prefeitura de Santa Luzia MG, já sofreu um grande incêndio há pouco mais de 60 anos atrás. Na época (agosto de 1955) um violento incêndio destruiu grande parte das instalações que nem sequer funcionavam e atrasou a inauguração do que seria o maior frigorífico da América latina 8 anos depois de autorizado pela Lei nº 833.

A Companhia Frigoríficos Minas Gerais S.A. (Frimisa) tinha por objetivo à industrialização da carne e de produtos derivados, sendo seu desafio ser uma das maiores empresas do ramo no Brasil.

Em 1956 o frigorífico recebeu isenção de impostos para importação de equipamentos conforma lei 3.091 de 29 dezembro de 1956. O próprio Presidente Juscelino Kubitschek visitou as instalações do prédio em vídeo que pode ser visto aqui


A História do Frigorífico do Frimisa é bastante confuso. Conta-se que tornou-se um dos maiores frigoríficos da América junto ao grupo criado pela companhia onde haviam outros frigoríficos enormes espalhados pelo Brasil, alguns dos quais foram absorvidos por outras empresas tempos depois. O Frimisa foi desativado devido à forte concorrência e pela falência do estado, por consequência o prédio hoje foi absorvido pela Codemig (Companhia de desenvolvimento de Minas Gerais) já que o frigorífico sempre foi uma empresa de capital misto (público e privado) e criado pelo estado. Desta forma, hoje administrado pela Prefeitura de Santa Luzia, mesmo o prédio pertencendo ao Estado de Minas Gerais.


Polêmicas à Parte o prédio ficou abandonado por quase uma década até que Calixto em sua primeira gestão teve a ideia de adapta-lo à gestão municipal. Seu Sucessor Zé Raimundo e posteriormente Doutor Gilberto mantiveram a administração no local. 


Já mostramos aqui no Vitrine o caos de se manter a gestão municipal em um prédio tão antigo. Há relatos e fotos de várias inundações, o risco de desabamento de alguns prédios e é visível a má conservação da maioria das salas que permaneceram abandonadas por décadas. 


Calixto conseguiu a autorização e verba do estado para "reformar" este antigo prédio e desde 2013 vem fazendo um trabalho de pesquisa e contratação de uma empresa que começou este ano na limpeza do local. Sem a qualificação necessária para execução do serviço e por não ter profissionais qualificados em lidar com frigoríficos (principalmente abandonados) acidentes aconteceram. 

Atual situação 

Como ocorreu em agosto de 1955, a Prefeitura de santa luzia (prédio do antigo frigorífico frimisa) hoje permanece ardendo em chamas. Confira abaixo fotos do incêndio ocorrido em um dos galpões do antigo frigorífico frimisa, hoje prédio da administração da prefeitura de santa luzia:


View post on imgur.com

Mais Informações

Postado por Moderador às 11:58. Marcadores , , , , , , . Assine Grátis nosso Feed RSS 2.0. e receba notícias em seu e-mail

Por Moderador às 11:58. Marcadores , , , , , , . Todos os artigos Possuem Licença Creative Cummons 6.0. Cópias são permitidas somente citando a fonte com Link

0 comentários for "60 anos depois Frigorifico volta a pegar fogo em Santa Luzia"

Leave a reply

"

INFO DRIVE

Rádio Vitrine Santa Luzia

Publicidade